quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Centro de Especialidades Médicas da Pampulha promove roda de conversa para profissionais da saúde



A Regional Pampulha, por meio do Centro de Especialidades Médicas (CEM-P), promoveu, nos meses de novembro e dezembro/2013, vários encontros com o objetivo de estreitar o relacionamento entre os profissionais que trabalham na atenção básica e secundária na região. Participaram cerca de 50 profissionais que atuam nas equipes de Saúde da Família e Comunidade (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Academias da Cidade dos centros de saúde localizados na Pampulha. 

Os encontros tiveram a presença dos médicos ortopedistas Dr. Álvaro de Assis Lopes Sobrinho, Dr. Fabiano Lemos Damasceno e Dr. Wesley Rezende Paim e dos neurologistas Dr. Daniel Resende Carvalho Sacramento e Dra Dalva Maria Machado Salgado, todos do CEM Pampulha, que trataram de temas específicos em suas áreas de atuação. Os participantes esclareceram dúvidas sobre o atendimento dos usuários do SUS nos centros de saúde e no CEM Pampulha, e sobre o funcionamento das teleconsultorias, uma das estratégias de educação permanente do SUS-BH, de grande importância para a resolutividade da assistência ao usuário do serviço de saúde. 

Clínica-médica no Centro de Sáude Itamarati, localizado no bairro Braúnas, a Dra. Judite Silvana Silva ressaltou a importância das rodas de conversa: “Pudemos nos aproximar de profissionais que atendem os mesmos pacientes que nós, que estamos na ponta. Foi importante trocar informações e programar ações que tornem nosso atendimento mais efetivo e eficaz. Esta é uma forma de programar melhor a assistência em saúde e otimizar os recursos de que dispomos.” Para a dra Judite, as teleconsultorias vão possibilitar a troca de informações de maneira mais rápida e segura, otimizando o tempo no atendimento ao paciente: “Acredito que, a longo prazo, todas estas ferramentas promoverão melhores resultados tanto para os usuários quanto para nós profissionais. Percebi que toda a equipe está empenhada neste trabalho em conjunto.” 

De acordo com a Gerente do CEM Pampulha, dra. Heloisa Maria Muzzi o resultado destes encontros foi positivo porque os profissionais envolvidos puderam se conhecer pessoalmente e ampliar o diálogo para além de seu espaço profissional, reconhecendo a importância dos diversos níveis de atendimento ao usuário e suas competências. “Espaços como esse contribuem para a busca de soluções específicas, reforçando a construção conjunta de propostas e ações que garantam o acesso do paciente a toda linha do cuidado, desde a promoção, ações básicas de saúde até a internação e procedimentos de alta complexidade”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário