quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Centro de Apoio Comunitário Serrano completa 17 anos no mês de setembro


A Regional Pampulha, por meio do Centro de Apoio Comunitário Serrano (CAC), realizou, no dia 13, o Baile da Primavera, uma festa de confraternização para comemorar os 17 anos do equipamento. O baile, realizado na sede do CAC à Rua Tocantins, nº 445, Conjunto Celso Machado, teve a participação de, aproximadamente, 200 pessoas, entre usuários dos projetos desenvolvidos no CAC, funcionários e demais convidados.

O evento teve ainda a presença de sete cidadãos haitianos que, apoiados pela comunidade do CAC, estão participando das atividades locais, inclusive das aulas de português oferecidas pela Escola Aberta da PBH, ministradas pelo Padre Gilmar Luppi da Paróquia São Dimas, localizada no próprio bairro. Os irmãos haitianos, Cratchit e John Mack, alunos do projeto, disseram que estavam muito felizes pela oportunidade de participarem da festa e de conhecer pessoas novas.

Como parte das comemorações de aniversário, no dia 21 de setembro foi oferecido também um almoço para 80 convidados que se deliciaram com um caprichado cardápio ao som de música ao vivo.

Espaço para convivência social

Inaugurado em setembro de 1996, na gestão do então prefeito Célio de Castro, o CAC Serrano tem como objetivo desenvolver políticas sociais, visando propiciar a construção solidária da cidadania, através de uma rede de atendimento e serviços. Educação de Jovens e Adultos (EJA), Programa Vida Ativa, Inclusão Digital, Academia da Cidade, aulas de Dança Cigana e de Salão, ginástica chinesa Lian Gong, entre outras, são algumas das atividades disponibilizadas no local.

Administrado por uma gestão participativa, por meio de uma Comissão Executiva eleita pela comunidade, o CAC Serrano tem se firmado como um espaço de formação espontânea para grupos de terceira idade. Para Noeme Santos, membro do Grupo de Convivência Cantinho da Amizade (GRUCA), o CAC é o único lugar que ela tem como opção de lazer, diversão e convivência social.

Gerente do CAC, Celma Levy Januário, explicou que o espaço procura atender as demandas da comunidade do entorno: “Compete à equipe que atua no CAC incentivar, desenvolver e acompanhar projetos para a população no que se refere à Assistência Social, cultura e desportos, trabalho e geração de renda, profissionalização, projetos destinados às crianças, adolescentes e terceira idade, conforme suas demandas e necessidades”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário