quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SPA para as mãos é sucesso na Pampulha


Esfoliante mais hidratação e o resultado surpreende: mãos macias e cheirosas. Na última quinta-feira (15/09) funcionários da Secretaria Regional Pampulha foram surpreendidos com um dia de spa para as mãos, proporcionado por três representantes da linha de cosméticos RACCO. Elas ensinaram passo a passo técnicas de hidratação tanto para as mãos, como para o corpo.

Para Felipe Gonçalves de Oliveira, que trabalha na recepção do Gabinete, o evento foi muito bom para quebrar a rotina de trabalho: “Ganhamos conhecimento sobre a eficácia de alguns produtos, e é sempre bom quebrar um pouco o gelo do dia-a-dia”, disse. 

Os participantes puderam conhecer produtos para limpeza de pele, perfumes, géis para apimentar a relação de um casal, entre outros. O SPA aconteceu durante todo o dia e muitos funcionários, inclusive a ala masculina da Regional, aproveitaram o momento de descontração para se cuidarem. O objetivo, inicialmente, era atender as 10 pessoas sorteadas com esse brinde durante a Pré Conferencia da mulher, mas o benefício foi ampliado para mais de 20 pessoas.

Diversão e aprendizado no CRAS Santa Rosa


Com o objetivo de mobilizar jovens de 15 a 17 anos para o Projeto Projovem Adolescente, o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS Santa Rosa promoveu no sábado, 17/09, o evento “Panela de Expressão” que contou com a presença de, aproximadamente, 150 pessoas. 

Durante todo o dia, jovens, crianças e adultos participaram das diversas atividades oferecidas, entre elas oficinas do Mini-chefe e de leitura, aulas de dança e atividades recreativas como totó e pula-pula.

A coordenadora do CRAS Santa Rosa, Sônia Marcelino de Vasconcelos, explica que a atividade tinha, também, o caráter de atrair a atenção do público jovem: “Percebemos que tanto jovens, quanto as crianças e seus pais gostaram muito de participar. Esperamos que com isso os jovens se interessem mais pelo programa e queiram participar”, disse. As atividades beneficiaram não somente jovens da Pampulha, mas também de outras regiões como Barreiro, Venda nova e Norte.

O serviço socioeducativo do Projovem apóia diretamente o jovem e seus familiares, beneficiários do Programa Bolsa Família, por meio de ações que proporcionem alternativas emancipatórias para o enfrentamento de vulnerabilidades diversas decorrentes das condições de pobreza e das desigualdades sociais que os afligem. O programa é oferecido em vários locais na Pampulha, dentre eles no CAC São Francisco, que fica na Rua Aveiros, nº 191, bairro São Francisco.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Regional Pampulha destrói 12 mil discos pirateados


Aproximadamente 12 mil discos, entre CDs e DVDs piratas, foram destruídos na manhã de ontem (16/09) pela Gerência de Fiscalização de Posturas e Atividades em Vias Públicas, órgão da Gerência de Regulação Urbana da Regional Pampulha. O material de som e imagem vinha sendo apreendido há oito meses pelos fiscais quando vendidos na Avenida Isabel Bueno, na Rua Monteiro Lobato e Rua Boa Ventura, no Bairro Dona Clara, e na Rua Julita Nogueira Soares, Bairro Santa Terezinha, locais de grande movimento de pessoas por serem centros comerciais.

Espalhados por uma pá carregadeira no imóvel da Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Professor Clovis Salgado, bairro Bandeirantes, na Pampulha, os DVDs e CDs foram destruídos por um rolo compactador da Gerência de Manutenção. Em seguida o material foi levado para a Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) no bairro Sarandi, seguindo determinação do secretário adjunto da Regional Pampulha, Farid Salles de Carvalho.

O gerente de Regulação Urbana Pampulha, Rodrigo Bonfim, que determinou a destruição dos discos, informou que a fiscalização está atenta na identificação de locais preferidos pelos vendedores ambulantes para este tipo de delito. Montou uma escala de plantão para que os fiscais localizem os vendedores para impedir este comércio irregular. Trata-se de crime previsto nos artigos 116 e 118 do Código de Posturas do município de Belo Horizonte que determinam multa de R$ 528,00 aos vendedores ambulantes encontrados e apreensão do material irregular.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Segundo FEIP integra 3.000 alunos no Mineirinho


Música animada ecoando. Papeizinhos brilhantes soprados pelo ar. Pombos brancos batendo assas, enquanto uma multidão de crianças agita tecidos coloridos. Este clima marcou a abertura do 2º Festival das Escolas Integradas da Pampulha-FEIP realizada no fechamento de agosto, no Mineirinho.

Autoridades, convidados e 3.000 crianças prestigiaram as apresentações artísticas organizadas pelos monitores do Programa Escola Integrada, desenvolvido nas 11 escolas municipais da região da Pampulha. Na abertura, um momento emocionante: todas as crianças, conduzidas pela professora e diretora da E.M. Anne Frank, Sandra Regina de Mello Silva, cantaram juntas a música “A paz” que, em seu refrão alerta: “Só o amor muda o que já se fez/ E a força da paz junta todos outra vez...”

A animação tomou conta da criançada durante a exibição de um vídeo com depoimentos e imagens dos estudantes participando de atividades do programa Escola Integrada como as oficinas de artes, cultura e esportes, entre outras. Para Rosana Márcia Ferreira da Silva, coordenadora do programa na E.M. Carmelita Carvalho Garcia, “o festival levanta a auto-estima das crianças e promove a integração de alunos de escolas diferentes, o que é muito positivo para todos”, disse.

As apresentações artísticas mesclaram temas importantes, valorizando as raízes culturais como a dança junina da E.M. Lídia Angélica, o pagode da E.M. Santa Terezinha e os ritmos quentes das décadas de 1950 a 80 mostrados pelos alunos da E.M. Francisca Alves. As influências africanas como o maculelê da E.M. Dom Orione e a ginástica rítmica da E.M. Maria de Magalhães Pinto mostraram a flexibilidade corporal dos alunos. Show à parte ficou por conta dos tambores do Grupo de Percussão Diversão e Arte da E.M. Professora Alice Nacif sob a regência de Marta Pereira, a Martinha, enquanto várias crianças exibiam suas habilidades em movimentos diversificados com bolas, baquetas, entre outros, mostrando o que a geração do amanhã pode fazer.

A questão ambiental não ficou de fora: pequenos robôs com óculos luminosos demonstraram a preocupação da E.M. Aurélio Pires com a poluição e os garis da cidade receberam homenagem especial da E.M. Carmelita Carvalho Garcia, mostrando a animação característica na rotina desses importantes trabalhadores da cidade. A E.M. Professor Amílcar Martins apresentou um número musical com o grupo de flauta doce e outro de dança de rua com passos sincronizados entre os componentes. Com fantasias coloridas, a E.M. Maria de Magalhães Pinto colocou crianças caracterizadas da boneca Emília e seu amigo, o Visconde de Sabugosa, remetendo o público às boas lembranças de Monteiro Lobato e seu Sítio do Pica-Pau Amarelo. Por último, alunos da E.M. Anne Frank reiteraram a mensagem de paz através do axé, finalizando com alegria o espetáculo da tarde. 

Marília Tavares, da comissão organizadora do 2º FEIP, esclarece que o objetivo do festival é proporcionar e integrar as ações educativas desenvolvidas na escolas e nos espaços parceiros que atendem o Programa Escola Integrada: “Assim como em 2010, estamos empenhados, dando continuidade ao trabalho e buscando garantir a qualidade da aprendizagem e o compromisso de todos os atores pela educação”, disse.

O 2º FEIP se estende até o dia dois de setembro com as atividades recreativas a serem realizadas no clube da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, parceiros da Secretaria Regional Pampulha nesta ação.

Pampulha ConVida movimenta o Dona Clara


O calor do sábado, 27 de agosto, aumentou o embalo do início da noite agitando os presentes na Praça Santa Catarina de Labouré, no Bairro Dona Clara, na 4ª edição do Projeto Pampulha ConVida. O público de, aproximadamente 700 pessoas foi presenteado com excelentes intérpretes e músicas de qualidade com talentos como Vlamir Freitas, Denilson Mabuzy, Celinha Braga, Dóris do Samba, Melina Marçal, além de Nino Ballas. Nino que teve duas de suas canções interpretadas na noite. Ele também subiu ao palco, dando um charme especial à performance de Mabuzy. Os músicos passearam nos hits da MPB, contagiando os presentes.

O Pampulha ConVida é uma promoção da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Administração Regional Municipal Pampulha – SARMU-P e realização da Gerência Regional de Promoções de Eventos Esportivos, de Recreação, Lazer e Feiras Pampulha – GERPER-P em parceria com a Oficina de Música Celinha Braga. O projeto propõe a utilização das praças públicas da Pampulha de forma lúdica e prazerosa, com abordagens culturais e de lazer, divulgando a cultura brasileira, além de propiciar um ponto de encontro para colegas de trabalho e seus familiares, assim como para convidados e moradores do bairro onde é realizado.

Segundo o gerente GERPER-P, Cláudio Augusto de Souza, o “Pampulha ConVida é um evento que está se consolidando pelo trabalho intersetorial dos servidores da SARMU-P, mais o envolvimento, o compromisso e o profissionalismo de todos que o apoiam. São muitas as dificuldades para se fazer um evento, entretanto, as músicas que nos emocionam, os amigos que encontramos, os aplausos que traduzem o feedback com gostinho de quero mais, o sorriso de quem não conhecemos e o convite para um próximo momento, são motivos para nossa dedicação e superação!”

Margarete Lara, que tem presença garantida nos eventos, elogiou o projeto: "Todos os três eventos anteriores foram fantásticos, o de hoje então, está maravilhoso! Adorei o ambiente e os músicos!"