quarta-feira, 1 de julho de 2015

Creche conveniada à Regional Pampulha dá exemplo de conservação ambiental



É possível se alcançar grandes realizações por meio de pequenas atitudes. Pensando desta maneira, a Creche Oásis de Esperança, localizada no bairro Ouro Preto, região da Pampulha, está desenvolvendo um trabalho de conscientização ambiental com o objetivo de estabelecer práticas simples para a redução do desperdício e consumo racional da água.

Com o projeto “Água é vida”, a instituição, conveniada da Prefeitura de Belo Horizonte, pretende participar ativamente da revitalização de uma nascente da sub-bacia do Córrego Tijuco (localizada no terreno da escola) por meio de mutirões de limpeza e jardinagem reunindo famílias, crianças e comunidade local.

As crianças colaboraram na formatação do projeto por meio de atividades e rodas de conversa nas salas de aula. Foram sugeridas diversas ações. O ponto forte foi a Caminhada em Defesa da Água, organizada no final do mês de maio e que contou com a participação de cerca de 250 pessoas que percorreram a avenida Fleming. Na ocasião, foram distribuídos panfletos informativos da Copasa e também outros elaborados pelas próprias crianças da creche alertando sobre a importância do tema e oferecendo dicas sobre o assunto.

Para uma das coordenadoras do projeto, a irmã Paz de Maria, é muito importante a sensibilização de toda a sociedade neste momento. “Acreditamos que a ação do homem é capaz de transformar o ambiente e, um homem conscientizado vai além: preserva, conserva e mantém”, afirma.

De acordo com a acompanhante Pedagógica da Educação Infantil da Gerência de Educação Pampulha, Sonia Soares, esse tipo de iniciativa é fundamental porque as interações e a cultura, a natureza e a sociedade são dois dos nossos eixos estruturais da Educação Infantil. “Essa relação família-escola é importantíssima para o aprendizado de todos, pois promove uma mudança de postura e constrói uma cultura de paz, respeito e responsabilidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário