sexta-feira, 10 de julho de 2015

Arraial do Celebrown movimenta mais de duas mil pessoas no Confisco




“Prevenir as drogas é promover a vida”. Com este tema e em clima de muita animação, o Arraial do Celebrown, evento cultural de mobilização e prevenção ao uso indevido de drogas, aconteceu, no dia 26/06, na Praça do Confisco. Em sua quarta edição, o evento reuniu cerca de duas mil pessoas que circularam pela praça durante toda a tarde com a folia se estendendo até à noite.

A abertura do evento foi feita pela Banda da Guarda Municipal com seu repertório moderno. O público se divertiu com várias atrações: o espetáculo de teatro “Nós, a família” da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, apresentação dos grupos de quadrilha Arraiá do Cambuquira, Quadrilha Xique-Xique, além das quadrilhas e intervenções artísticas das escolas municipais Anne Frank, Alice Nacif, Sérgio Miranda e Ulisses Guimarães. Com bastante experiência no manuseio de discos, o DJ Wandder da Gdablium Som manteve a galera em alto astral. Entre uma apresentação e outra, os representantes dos grupos de Alcoólicos Anônimos, Pastoral da Sobriedade, Amor Exigente, Consultório de Rua da Regional Noroeste e Centro de Convivência Pampulha, CERSAM-AD e da 17ª Cia PMMG subiram ao palco para contar sobre sua linha trabalho, incentivando uma vida livre das drogas.

Além das diversas atrações artísticas, o público contou com outras opções de lazer como as barraquinhas com pescaria e comidas típicas e exposições educativas e culturais. 
 
Uma das exposições que chamou a atenção do público foi a “Grande Bandeira da Prevenção às Drogas”: medindo 9 metros quadrados, a bandeira traz mensagens preventivas ao uso de drogas e foi o resultado de um trabalho desenvolvido no Centro Cultural Pampulha ao longo de dois meses pelas bordadeiras dos bairros Urca e Confisco. A esquete teatral “Sorria... você está sendo cuidado” e “Política de Redução de Danos” mostrou produções dos usuários dos serviços de saúde na região. Para encerrar a grande festa, o show “Boi do Além” do cantor Sandro Medeiros apresentou um variado repertório com xote, forró, maracatu e músicas tradicionais.

O sucesso do evento foi confirmado pelo público que aprovou a intensa programação: “Estava muito bom! Até minhas filhas pequenas amaram! Agora iremos todo ano”, disse Michelle Costa. Para Fabiane de Paula, valeu a pena permanecer no local: “Estava muito gostoso. Nem o frio espantou a moçada.” Secretário Adjunto de Estado de Política sobre Drogas em Alagoas, Cloves Benevides registrou seu comentário nas redes sociais: “Parabéns a todos os envolvidos na articulação, coordenação e realização de tão expressiva mobilização”, disse.

Gerente do Centro Cultural Pampulha e idealizador do Celebrown, Marcelo Derussi explicou que o evento teve o caráter de encerrar a Semana de Prevenção às Drogas na cidade exatamente no dia em que se comemora o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos, ressaltando ainda a importância que cada parceiro teve nos resultados alcançados: “A união de forças entre a comunidade local, o poder público e o terceiro setor na promoção continuada de ações de prevenção às drogas e da cultura de paz e as ações culturais, artísticas e esportivas como ferramentas de estímulo à reflexão, ao auto conhecimento e ao pertencimento comunitário são armas importantes na prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. A dependência química talvez seja o único transtorno mental passível de prevenção. Então não vamos esmorecer!"

Valorizando a vida

Evento de mobilização comunitária para prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas, o “Celebrown” é uma iniciativa intersetorial que tem como proposta principal a valorização da vida e a prevenção às drogas como forma de promover a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos por meio da reflexão comunitária sobre os riscos do uso e abuso de substâncias psicoativas, como o álcool e outras drogas. Nesta 4ª edição, o evento foi realizado com a contribuição dos parceiros listados abaixo, em ordem alfabética, que, juntos, foram responsáveis pelo sucesso da festa:

17ª AISP PMMG
Alcoólicos Anônimos
CAC Jardim Montanhês
Câmara Municipal de Vereadores de Belo Horizonte/Comissão Especial de Combate ao Crack e Outras Drogas
Centro Cultural Pampulha/ Fundação Municipal de Cultura
Centro de Convivência Pampulha
Centro de Saúde Confisco
Centro de Referência em Saúde Mental – Álcool e Drogas (CERSAM-AD)
Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (CMPS-BH)
Consultório de Rua da Regional Noroeste
Escola Municipal Alice Nacif
Escola Municipal Anne Frank
Escola Municipal Sérgio Miranda
Escola Municipal Ulisses Guimarães
Espaço BH Cidadania/CRAS Confisco
Grupo de Apoio à Familia Amor Exigente
Pastoral da Sobriedade
Programa Rede Pela Paz da Secretaria Municipal de Educação (SMED)
Projeto Verena
Secretaria Regional Pampulha (SARMU-P) e suas gerências
Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial (SMSEG)










Nenhum comentário:

Postar um comentário