sexta-feira, 17 de julho de 2015

Arraial das Residências Terapêuticas de BH reúne mais de 250 pessoas na Pampulha



A Residência Terapêutica Pampulha (Avenida Dom Orione, 200, São Luís) estava em clima de festa! Com bandeirinhas coloridas enfeitando todo o espaço, aproximadamente 250 pessoas se divertiram na tarde do dia 09/07 em uma confraternização com a temática junina onde não faltaram comidas típicas, danças de quadrilha e a tradicional pescaria.

O Arraial das Residências foi uma iniciativa das supervisoras das 29 Residências Terapêuticas de BH junto à coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, que envolveu moradores das RT’s, cuidadores, coordenadores de Saúde Mental, representantes do Conselho Distrital de Saúde Pampulha e da Regional Pampulha.

Referência técnica da Saúde Mental na Pampulha, Valéria Gualberto explicou que, dentro da reforma psiquiátrica, as RT’s compõem a rede de serviços substitutivos da Saúde Mental, sendo uma faz formas de promover o tratamento em liberdade.



“Nossa luta consiste em trabalhar para alcançar uma sociedade sem manicômios! Este evento demonstrou a efetividade do cuidado em liberdade. É gratificante e prazeroso ver os sorrisos, as falas, as danças, os encontros, o que contribui para o processo de socialização dos egressos dos hospitais psiquiátricos”, disse.

Serviço de atenção à saúde mental 

Instituídas em fevereiro de 2000 pelo Ministério da Saúde, as Residências Terapêuticas são parte integrante da política de Saúde Mental do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço oferece moradia aos cidadãos com transtornos mentais, que permaneceram em internações psiquiátricas por muito tempo e ficaram impossibilitados de retornar às suas famílias de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário