sexta-feira, 17 de julho de 2015

Arraial das Residências Terapêuticas de BH reúne mais de 250 pessoas na Pampulha



A Residência Terapêutica Pampulha (Avenida Dom Orione, 200, São Luís) estava em clima de festa! Com bandeirinhas coloridas enfeitando todo o espaço, aproximadamente 250 pessoas se divertiram na tarde do dia 09/07 em uma confraternização com a temática junina onde não faltaram comidas típicas, danças de quadrilha e a tradicional pescaria.

O Arraial das Residências foi uma iniciativa das supervisoras das 29 Residências Terapêuticas de BH junto à coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, que envolveu moradores das RT’s, cuidadores, coordenadores de Saúde Mental, representantes do Conselho Distrital de Saúde Pampulha e da Regional Pampulha.

Referência técnica da Saúde Mental na Pampulha, Valéria Gualberto explicou que, dentro da reforma psiquiátrica, as RT’s compõem a rede de serviços substitutivos da Saúde Mental, sendo uma faz formas de promover o tratamento em liberdade.



“Nossa luta consiste em trabalhar para alcançar uma sociedade sem manicômios! Este evento demonstrou a efetividade do cuidado em liberdade. É gratificante e prazeroso ver os sorrisos, as falas, as danças, os encontros, o que contribui para o processo de socialização dos egressos dos hospitais psiquiátricos”, disse.

Serviço de atenção à saúde mental 

Instituídas em fevereiro de 2000 pelo Ministério da Saúde, as Residências Terapêuticas são parte integrante da política de Saúde Mental do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço oferece moradia aos cidadãos com transtornos mentais, que permaneceram em internações psiquiátricas por muito tempo e ficaram impossibilitados de retornar às suas famílias de origem.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Arrasta-pé e descontração no CRAS Confisco



Em clima de folia e participação comunitária, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Confisco realizou, no dia 03/07, o “Arraiá do CRAS Confisco”. O evento aconteceu na sede do equipamento (Rua K, 127, Confisco). Aproximadamente 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos estiveram presentes.

Os participantes aproveitaram a diversidade da festa. Brincadeiras para as crianças com direito a prendas e também ateliê de caracterização para as crianças pequenas, realizado em parceria com a Providência Nossa Senhora Conceição. Comidas típicas para os apreciadores da boa culinária. Para quem gosta de um arrasta-pé, a música não deixou ninguém parado. Teve dança de quadrilha e apresentação de dança country com o grupo de adolescentes do serviço de fortalecimento de vínculo para adolescentes de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente), ao som da música “Sola da Bota” da dupla Rio Negro e Solimões.
Além do arraial, duas exposições para apreciação da comunidade: a mostra “Máscaras de Cerâmica”, confeccionadas pelos 22 adolescentes do Pro Jovem do CRAS Confisco no período de março a Junho/15, sob a coordenação da arte-educadora Catarina Maruaia, acompanhados pela orientadora social Cláudia Martins dos Santos, cujo objetivo foi trabalhar os sentidos do corpo humano através do manuseio da argila. E a mostra da “Oficina de Patrimônio Cultural- Saber, Fazer e Criar” da Fundação Municipal de Cultura realizada no CRAS Confisco, junto ao público da comunidade, no período de março a junho/15, sob a coordenação da professora Sandra Barbosa.



Esta oficina teve os objetivos de promover a valorização do espaço comunitário, da memória, dos fazeres e saberes dos moradores da comunidade, além da vivência e atividades de criação artística, como música, dança, poesia, bordado, entre outros.

Brincante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), voltado para crianças de zero a seis anos, Maria Lúcia da Silva Teixeira afirmou que é bom ver “todas as famílias unidas participando dos eventos do CRAS”. Moradora do bairro, Fabíola Cassiana da Silva levou a filha de nove anos para aproveitar a festa e ressaltou o papel construtivo dos eventos que acontecem no equipamento: “É bom que exista, para que a gente não perca a cultura nunca”, disse.

Coordenadora do CRAS Confisco, Ana Cristina Mendes explicou que o evento alcançou os resultados esperados: “O objetivo do evento é fortalecer os vínculos familiares e comunitários através do resgate da cultura popular, do acesso ao lazer, fomentando a participação e a convivência. Nisso obtivemos êxito!”.








sexta-feira, 10 de julho de 2015

Arraial do Celebrown movimenta mais de duas mil pessoas no Confisco




“Prevenir as drogas é promover a vida”. Com este tema e em clima de muita animação, o Arraial do Celebrown, evento cultural de mobilização e prevenção ao uso indevido de drogas, aconteceu, no dia 26/06, na Praça do Confisco. Em sua quarta edição, o evento reuniu cerca de duas mil pessoas que circularam pela praça durante toda a tarde com a folia se estendendo até à noite.

A abertura do evento foi feita pela Banda da Guarda Municipal com seu repertório moderno. O público se divertiu com várias atrações: o espetáculo de teatro “Nós, a família” da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, apresentação dos grupos de quadrilha Arraiá do Cambuquira, Quadrilha Xique-Xique, além das quadrilhas e intervenções artísticas das escolas municipais Anne Frank, Alice Nacif, Sérgio Miranda e Ulisses Guimarães. Com bastante experiência no manuseio de discos, o DJ Wandder da Gdablium Som manteve a galera em alto astral. Entre uma apresentação e outra, os representantes dos grupos de Alcoólicos Anônimos, Pastoral da Sobriedade, Amor Exigente, Consultório de Rua da Regional Noroeste e Centro de Convivência Pampulha, CERSAM-AD e da 17ª Cia PMMG subiram ao palco para contar sobre sua linha trabalho, incentivando uma vida livre das drogas.

Além das diversas atrações artísticas, o público contou com outras opções de lazer como as barraquinhas com pescaria e comidas típicas e exposições educativas e culturais. 
 
Uma das exposições que chamou a atenção do público foi a “Grande Bandeira da Prevenção às Drogas”: medindo 9 metros quadrados, a bandeira traz mensagens preventivas ao uso de drogas e foi o resultado de um trabalho desenvolvido no Centro Cultural Pampulha ao longo de dois meses pelas bordadeiras dos bairros Urca e Confisco. A esquete teatral “Sorria... você está sendo cuidado” e “Política de Redução de Danos” mostrou produções dos usuários dos serviços de saúde na região. Para encerrar a grande festa, o show “Boi do Além” do cantor Sandro Medeiros apresentou um variado repertório com xote, forró, maracatu e músicas tradicionais.

O sucesso do evento foi confirmado pelo público que aprovou a intensa programação: “Estava muito bom! Até minhas filhas pequenas amaram! Agora iremos todo ano”, disse Michelle Costa. Para Fabiane de Paula, valeu a pena permanecer no local: “Estava muito gostoso. Nem o frio espantou a moçada.” Secretário Adjunto de Estado de Política sobre Drogas em Alagoas, Cloves Benevides registrou seu comentário nas redes sociais: “Parabéns a todos os envolvidos na articulação, coordenação e realização de tão expressiva mobilização”, disse.

Gerente do Centro Cultural Pampulha e idealizador do Celebrown, Marcelo Derussi explicou que o evento teve o caráter de encerrar a Semana de Prevenção às Drogas na cidade exatamente no dia em que se comemora o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos, ressaltando ainda a importância que cada parceiro teve nos resultados alcançados: “A união de forças entre a comunidade local, o poder público e o terceiro setor na promoção continuada de ações de prevenção às drogas e da cultura de paz e as ações culturais, artísticas e esportivas como ferramentas de estímulo à reflexão, ao auto conhecimento e ao pertencimento comunitário são armas importantes na prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. A dependência química talvez seja o único transtorno mental passível de prevenção. Então não vamos esmorecer!"

Valorizando a vida

Evento de mobilização comunitária para prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas, o “Celebrown” é uma iniciativa intersetorial que tem como proposta principal a valorização da vida e a prevenção às drogas como forma de promover a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos por meio da reflexão comunitária sobre os riscos do uso e abuso de substâncias psicoativas, como o álcool e outras drogas. Nesta 4ª edição, o evento foi realizado com a contribuição dos parceiros listados abaixo, em ordem alfabética, que, juntos, foram responsáveis pelo sucesso da festa:

17ª AISP PMMG
Alcoólicos Anônimos
CAC Jardim Montanhês
Câmara Municipal de Vereadores de Belo Horizonte/Comissão Especial de Combate ao Crack e Outras Drogas
Centro Cultural Pampulha/ Fundação Municipal de Cultura
Centro de Convivência Pampulha
Centro de Saúde Confisco
Centro de Referência em Saúde Mental – Álcool e Drogas (CERSAM-AD)
Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (CMPS-BH)
Consultório de Rua da Regional Noroeste
Escola Municipal Alice Nacif
Escola Municipal Anne Frank
Escola Municipal Sérgio Miranda
Escola Municipal Ulisses Guimarães
Espaço BH Cidadania/CRAS Confisco
Grupo de Apoio à Familia Amor Exigente
Pastoral da Sobriedade
Programa Rede Pela Paz da Secretaria Municipal de Educação (SMED)
Projeto Verena
Secretaria Regional Pampulha (SARMU-P) e suas gerências
Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial (SMSEG)










terça-feira, 7 de julho de 2015

Mais de seis mil pessoas prestigiaram o Arraial de Belô na Pampulha


A Praça Santa Catarina Labouré, no bairro Dona Clara, estava lotada. Cerca de seis mil pessoas se reuniram na noite do sábado, dia 04, para festejarem mais uma edição do Arraial de Belô 2015 na Pampulha. O evento, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Pampulha, juntamente com a Belotur, teve a parceria da Igreja Santa Catarina Labouré.

Bandeirinhas coloridas decoravam toda a praça. Barraquinhas com comidas típicas e até acarajé para o público se deliciar. Além disso, toda a estrutura e segurança do evento estavam preparadas para garantir conforto e tranquilidade às pessoas enquanto se divertiam com as apresentações dos três grupos de quadrilhas e os shows das bandas contratadas.


O clima de inverno ficou esquecido, porque o público foi se aquecendo com as atrações: a Quadrilha Sem Nome foi a primeira se apresentar, seguida pelo Grêmio Recreativo Arraiá de São Mateus, do bairro Tupi. Os shows com Fred & Geraldinho e banda e Ranner & Henrique e banda trouxeram um repertório variado de forró, pagode, sertanejo universitário, entre outros gêneros musicais. A noite foi encerrada com a apresentação do grupo Forró Alegre dos Cata Latas, que, com ritmo intenso, fez o público dançar e cantar as músicas animadas.


Moradora no bairro São Luís, Solange Madalena de Souza Macedo e sua família sempre prestigiam o Arraial de Belô na Pampulha: “Achei o clima bem familiar e divertido. O evento estava bem organizado, muito tranquilo, seguro; um ambiente propício para crianças e idosos. Frequento esta Paróquia e espero que a parceria continue. Parabéns  aos organizadores!”. Ao lado, Solange Macedo com a filha Amanda e a sobrinha Deisy Lacerda.



Gerente de Promoções e Eventos Esportivos, de Recreação, de Lazer e Feiras na Pampulha, Cláudio Augusto de Souza falou do retorno positivo que recebeu: “Levamos para a praça uma grande festa e tivemos o reconhecimento do público.” 
* Na foto ao lado, os secretários da Regional Pampulha e a equipe da Gerência de Eventos. 

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Arraial de Belô 2015 na Regional Pampulha

A programação do Arraial de Belô nas regionais começou no último final de semana com várias atrações musicais e as tradicionais quadrilhas. Na Pampulha, a festa acontecerá no sábado, dia 04, na Praça Santa Catarina Labouré, bairro Dona clara.

Confira a programação, nos ajude a divulgar e participe!


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Creche conveniada à Regional Pampulha dá exemplo de conservação ambiental



É possível se alcançar grandes realizações por meio de pequenas atitudes. Pensando desta maneira, a Creche Oásis de Esperança, localizada no bairro Ouro Preto, região da Pampulha, está desenvolvendo um trabalho de conscientização ambiental com o objetivo de estabelecer práticas simples para a redução do desperdício e consumo racional da água.

Com o projeto “Água é vida”, a instituição, conveniada da Prefeitura de Belo Horizonte, pretende participar ativamente da revitalização de uma nascente da sub-bacia do Córrego Tijuco (localizada no terreno da escola) por meio de mutirões de limpeza e jardinagem reunindo famílias, crianças e comunidade local.

As crianças colaboraram na formatação do projeto por meio de atividades e rodas de conversa nas salas de aula. Foram sugeridas diversas ações. O ponto forte foi a Caminhada em Defesa da Água, organizada no final do mês de maio e que contou com a participação de cerca de 250 pessoas que percorreram a avenida Fleming. Na ocasião, foram distribuídos panfletos informativos da Copasa e também outros elaborados pelas próprias crianças da creche alertando sobre a importância do tema e oferecendo dicas sobre o assunto.

Para uma das coordenadoras do projeto, a irmã Paz de Maria, é muito importante a sensibilização de toda a sociedade neste momento. “Acreditamos que a ação do homem é capaz de transformar o ambiente e, um homem conscientizado vai além: preserva, conserva e mantém”, afirma.

De acordo com a acompanhante Pedagógica da Educação Infantil da Gerência de Educação Pampulha, Sonia Soares, esse tipo de iniciativa é fundamental porque as interações e a cultura, a natureza e a sociedade são dois dos nossos eixos estruturais da Educação Infantil. “Essa relação família-escola é importantíssima para o aprendizado de todos, pois promove uma mudança de postura e constrói uma cultura de paz, respeito e responsabilidade.”