sexta-feira, 28 de março de 2014

Consciência no trânsito é tema de reunião do Conselho Distrital de Saúde na Pampulha


Com o objetivo de despertar a consciência das pessoas para as questões relativas ao trânsito, o Conselho Distrital de Saúde Pampulha (CODISAP) realizou, no dia 21/02, no auditório da Regional Pampulha, à Avenida Antônio Carlos, nº 7.596, São Luís, a reunião mensal com o tema “Vida no trânsito”. Participaram mais de 60 pessoas entre membros do CODISAP e funcionários da Regional Pampulha.

Técnica de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Michelly dos Santos Possidônio apresentou o projeto Vida no Trânsito que visa promover ações para redução de acidentes graves e fatais no trânsito. Denominado “Vida no Trânsito” aqui no Brasil, o Projeto Road Safety in Ten Countries (“RS-10”) é voltado para a redução das mortes e lesões causadas no trânsito em 10 países, com o financiamento da Fundação Bloomberg e coordenação global da Organização Mundial de Saúde (OMS) e suas agências regionais.

Para facilitar o entendimento das diretrizes do projeto, foram utilizadas dinâmicas com a participação do público, além da apresentação da esquete teatral “Curto Circuito” do grupo de teatro Mobiliza SUS-BH da SMSA que, de forma lúdica, mostrou situações comuns vivenciadas no trânsito. “A Secretaria Municipal de Saúde priorizou os idosos para aplicar seu plano de educação no trânsito devido à vulnerabilidade dessa faixa etária. O objetivo dessa metodologia é envolver e despertar a participação ativa de todos, estimulando-os a partir do fortalecimento da autonomia, autoestima e motivação de habilidades cognitivas como memória, concentração e percepção”, explicou Michelly.

Moradora do bairro Jaraguá, Helenice Luiza Soares apoiou a ideia: ”Já conhecia o projeto, mas hoje foi mais esclarecedor. Acho que este tema deve ser mais discutido nas nossas reuniões para que possamos ajudar a promover um trânsito melhor”, disse. Secretário geral e coordenador da Câmara Técnica de Comunicação do Codisap, Álvaro Júnior destacou o papel fiscalizador do Conselho e a importância de apoiar o projeto: “O Conselho de Saúde Pampulha entende a importância deste tema devido aos altos custos que o SUS tem com o grande número de pessoas vitimadas por um trânsito irresponsável. Precisamos incentivar o respeito e a educação no trânsito. Nossa proposta é formar multiplicadores, levando esta discussão para a comunidade por meio dos conselhos locais de saúde”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário