Três estudantes da Escola Municipal Professor Amilcar Martins, região da Pampulha, participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no mês de setembro, conquistando medalhas pelo bom desempenho no exame, de nível nacional.
Entre os mais de 30 mil inscritos no país, 2000 participantes foram medalhistas, entre eles, os estudantes Hisabella Alvarenga da Silva, 13 anos, com a medalha de Honra ao Mérito e Carolayne Ribeiro Procópio e Misael David Alves Fidêncio, ambos de 13 anos, com as medalhas de bronze nacional. Estudante do 7º ano, Hisabella ficou muito satisfeita com a experiência: "Tive a oportunidade de fazer a prova e não podia desperdiçar a chance. Quando soube o resultado da premiação, fiquei muito feliz e para completar, ainda ganhei uma medalha. Bem, como ficar triste com isso?”
A professora e coordenadora Peônia Pires explicou que, para preparar os alunos para o exame, o ensino da robótica foi trabalhado em conteúdos transversais como matemática, português, inglês e conhecimentos gerais, o que exigiu dos participantes o máximo do raciocínio lógico. Para Peônia, foi uma alegria a conquista alcançada por seus alunos: "Competições como essa provam o ótimo nível de nossos alunos. No ano que vem, pretendemos participar tanto da etapa teórica quanto da prática, em que os alunos apresentam projetos específicos de robótica. É importante salientar que, por se tratar de uma olimpíada que abrange todo o território nacional, o resultado dignifica ainda mais a conquista de nossos estudantes. Estou muito orgulhosa deles."
Incentivo para o desenvolvimento tecnológico
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica para estimular os estudantes às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Possui duas modalidades de competição para adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário