sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Estagiários do Programa Família Escola participam de formação na Pampulha


A Secretaria Regional Pampulha, por meio da Gerência Regional  de Bolsa Escola, realizou, no dia 12/08, o Encontro de Formação do Programa Família Escola para estagiários que atuam no programa em escolas da região. Participaram 12 estagiários, a gerente do Bolsa Escola na Pampulha, Ana Chaves de Castro, as técnicas Cynthia Martins Ribeiro e Wânia Maria de Carvalho Veras, a referência do Programa Saúde na Escola (PSE), Eline Martins da Silva Ribeiro e Darci Teixeira Viveiros Cruz, responsável pelo acompanhamento do Programa Família Escola na Secretaria Municipal de Educação (SMED).

O encontro objetivou qualificar as ações dos estagiários que atuam no Programa Família Escola, possibilitar conhecimentos e análise crítica da realidade social, contribuir para a formação humana e profissional do estagiário, promover a reflexão entre a teoria acadêmica e a prática no estágio, desenvolver atitudes e habilidades para o trabalho em equipe e possibilitar a troca de experiências na perspectiva da relação interpessoal.

Os participantes receberam dicas para melhorar o ambiente de trabalho. Foi realizada avaliação do trabalho desenvolvido durante o 1º semestre do ano e apontadas perspectivas para o 2º semestre. Os estagiários foram orientados quanto à importância do monitoramento da frequência dos alunos às aulas, da importância do diálogo com as famílias e a escola e sobre as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) nas escolas da Pampulha.

Para finalizar, houve a exibição de um vídeo motivacional para enfatizar valores como união e solidariedade, além do filme “Vida de Maria” que proporcionou um momento de reflexão sobre a importância do empoderamento das famílias, sua responsabilidade e direitos enquanto cidadãos. Estagiária do Programa Família Escola há três meses e atuando na E.M. Aurélio Pires, Eliza Cunha Nunes aprovou a formação: “Foi fundamental participar desta formação para conhecer os equipamentos que fazem parte das redes de proteção às crianças, além de aprender a lidar as famílias com as quais trabalhamos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário