segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atenção ao idoso é tema de roda de conversa entre médicos da rede pública

A promoção do envelhecimento saudável e o atendimento aos idosos foram tema de uma roda de conversa realizada pelo Distrito Sanitário da Pampulha no dia 17/10. Participaram deste encontro profissionais das Equipes de Saúde da Família da região da Pampulha, além de Susana Mara dos Santos, Referência Técnica do Idoso na SMSA e a Dra. Flávia Lanna, Médica Geriatra do Centro Mais Vida.
 
Cláudia Rodrigues Miranda, referência técnica da Gerência de Atenção à Saúde do Distrito Sanitário Pampulha, explicou que esta iniciativa foi pensada como uma oportunidade para troca de experiências entre os profissionais que lidam diretamente com os idosos: “É importante pensar nesse público e na discussão das várias políticas intersetoriais que, somadas, garantem o melhor atendimento ao idoso”, disse.
 
Durante o encontro, foram discutidos dados de pesquisas sobre o perfil demográfico da população idosa em Belo Horizonte, as necessidades deste público e as vantagens da implantação do Centro Mais Vida na capital. Para a dra Niriana Lara dos Santos Meinberg, Médica Generalista do Centro de Saúde Dom Orione, o Plano de Cuidados ao Idoso sugerido pelo Centro Mais Vida deve ser conhecido e discutido por toda a equipe: “O plano é factível e, na maioria das vezes, dá bons resultados”, avalia. 
 
Uma das questões enfatizadas foi sobre a importância de se instrumentalizar as equipes de saúde da família para a identificação dos idosos frágeis ou em processo de fragilização, a fim de promover intervenções mais precoces de promoção, prevenção e atenção à saúde. Susana Mara dos Santos, Referência Técnica do Idoso na SMSA, falou que é necessário conscientizar os usuários e seus familiares para que todos se responsabilizem pelo cuidado: “O programa é novo, estamos em processo de buscar resultados que sejam cada vez mais efetivos, por isso é fundamental o envolvimento de todos”, disse.
 
Susana esclareceu ainda que o Programa Mais Vida veio para melhorar a condição de vida do idoso frágil e destacou: ”As conquistas alcançadas são de todos. Belo Horizonte foi escolhida para ter um Centro Mais Vida pelo empenho e pela construção, ao longo da história, de ações direcionadas ao idoso. Esta é uma importante ferramenta de apoio que precisa ser bem utilizada”, finalizou.
 
 
O próximo encontro será realizado dia 25/10 na Secretaria Regional Pampulha. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3277-7943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário