terça-feira, 15 de maio de 2012

Seminário na Pampulha discute orientação aos usuários de drogas


Destacando neste ano a prevenção e o cuidado à família e aos profissionais que lidam diretamente com os usuários e dependentes de álcool e outras drogas, a Regional Pampulha, por meio das gerências de Educação e Políticas Sociais, fez realizar em 27 de abril, no auditório Luiz Pompeu da Faculdade de Educação da UFMG, o 2º Seminário de Prevenção Intersetorial de Prevenção do Uso e Abuso de Drogas da Regional Pampulha. Com o tema “Família e Escola, o princípio da prevenção”, o seminário foi pioneiro na discussão de um assunto tão polêmico na atualidade.
 
Um público de aproximadamente 200 pessoas, entre profissionais e pessoas da comunidade, teve a oportunidade de conhecer com mais detalhes os programas de apoio aos familiares e amigos de dependentes químicos (AL-Anon) e Amor Exigente, bem como do programa Família Escola, da Secretaria Municipal de Educação e da história de vida do ultraciclista e tricampeão brasileiro de ciclismo, Rogério Pacheco. Ele participa e desenvolve, voluntariamente, há anos, projetos de prevenção do uso e abuso de drogas junto a comunidades da Pampulha.
 
“Ao realizar o 2º Seminário de Prevenção Intersetorial, a Pampulha deu mais um passo na questão da prevenção ao uso e abuso do álcool devido ao enfoque de atenção às famílias e a profissionais que convivem com os dependentes em casa e na escola”, como entende Marcelo Derussi, coordenador do Núcleo de Estudos e Prevenção às Drogas Pampulha. Ele destaca ainda: “Estamos construindo a rede de proteção na comunidade com a ajuda de vários setores da Secretaria Regional Pampulha e parceiros como o AL-Anom, Cersam/AD Pampulha, entre outros.”

O Seminário contou com a palestra de sensibilização do psicólogo, filósofo e pós graduado em Recursos Humanos e Dependência Química, João Francisco de Souza Duarte, que falou sobre prevenção na família e na escola com amor exigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário