terça-feira, 15 de maio de 2012

Mães recebem homenagem no Centro de Saúde Santa Terezinha


Cultura, beleza, dança, culinária, artesanato e música foram as atividades que rechearam as comemorações da Semana das Mães, entre 7 a 11 de maio no Centro de Saúde Santa Terezinha, na região da Pampulha, com participação de um número aproximado de 400 pessoas por dia. A cada dia as usuárias dos serviços participaram de atividades diversificadas como massagem corporal, limpeza de pele, automaquiagem, oficina de crochê, instruções para dança do ventre, receitas com reaproveitamento alimentar, dentre outras.

As agentes comunitárias de saúde (ACS’s) percorreram todo o bairro convidando os moradores para o evento e sensibilizando os comerciantes para o fornecimento de brindes. 
A gerente da unidade, Cássia Bianca Quintão, explicou que a proposta deste projeto é a de melhorar a visão que os usuários têm do centro de saúde: “Queríamos mostrar que aqui não é local só para combater doença, mas também de interagir e comemorar”, disse. Como um dos resultados positivos, ela conta que, a partir da oficina com meia de seda, tornou-se possível montar um grupo para oficina de artesanato que irá se reunir semanalmente.
 
 

Um dos parceiros que colaborou para a Semana das Mães foi a ONG “Projeto Brasil Melhor” que sorteou dois meses de ginástica gratuita para uma das participantes. Para Laura Ladeira, presidente da ONG, “o evento foi uma iniciativa de muita solidariedade. Fiquei encantada com a participação desde o primeiro dia em que estivemos lá”, disse.

A moradora no bairro desde 1975, Geralda Eugênia da Silva, é usuária do centro de saúde e afirma: “O atendimento de lá é muito bom. Ali somos muito bem tratados, mas esta festa superou.” A mesma opinião é compartilhada por Solange Lima dos Santos, usuária, que gostou da iniciativa da equipe: “Gostei muito de tudo em que participei; a oficina de artesanato foi muito legal pois aprendi a fazer sofazinhos e caminhas com caixas de leite e de pasta de dentes”, disse.

Maria Aparecida Gonçalves Penido, agente comunitária de saúde, se mostrou maravilhada com a participação da população: “Foi maravilhoso, usamos a rede social para chamar as pessoas, que vieram em peso. A gerente também abraçou a causa e pôs a mão na massa, não só pensando o projeto, mas ajudando na organização e ornamentação do espaço”, disse. Ela destacou também a importância da ajuda de pequenos comerciantes do bairro: “Conseguimos muitos brindes e todas as mães que participaram puderam ganhar alguma lembrancinha.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário