quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pampulha realiza 1ª reunião com novos diretores de escolas


Em clima de descontração, toda a equipe da Gerência de Educação Pampulha, juntamente com os novos diretores de escolas municipais eleitos para a gestão 2012-2014 se reuniram nesta terça-feira, dia 31, no auditório da Secretaria Regional Pampulha. O objetivo foi conhecer e integrar a nova equipe, além de apresentar toda a estrutura da gerência e sua forma de trabalho.


Recepcionados por um caprichado coffee-break, os participantes se mostraram bem animados com a oportunidade. Na abertura de boas-vindas, Romênia Ayla de Morais, gerente de Educação Pampulha, agradeceu a presença de todos e falou da importância deste primeiro contato com a equipe.

Osmando Pereira, secretário regional da Pampulha, destacou o relevante papel que a educação tem na vida de todos: “A educação deve ser prioridade para qualquer governo que se pretende ser sério; é uma carreira muito bonita e constitui uma forma de interferência positiva e ajuda na vida de outros”, disse.


O secretário lembrou, ainda, o caráter amplo da educação, pois há um conjunto de fatores implícitos da sociedade como saúde, cidadania, profissão, dentre outros, que tem como base a escola. “Belo Horizonte tem dado passos à frente e avançado nesta tarefa edificante. Parabenizo a todos os profissionais pela seriedade, compromisso e carinho que vejo na equipe aqui da Pampulha, com a Romênia à frente do grupo. O papel da gestão de qualquer área é dar uma direção, um norte para o trabalho. Nosso papel aqui é tanto de gestores como de educadores. Desejo muito sucesso a todos”, finalizou.

  
A gerente de educação Romênia Ayla reconheceu que os desafios são muitos: “Hoje as pessoas têm um olhar diferente sobre a educação na rede pública. Prova disso é que este ano cresceu ainda mais os índices de qualidade nas avaliações externas do ensino nas escolas; assim, se melhoramos, precisamos manter esse nível, ou seja, nossa responsabilidade aumentou”, afirma. Ela destacou o profissionalismo com o qual a equipe da Pampulha trabalha e apontou um grande desafio: “Dada a diversidade da região da Pampulha, podemos afirmar que temos várias ‘pampulhas’ e por isso mesmo cada região merece um olhar diferenciado.”

Em outro momento importante do encontro, foram mostradas as especificidades de cada um dos quatro territórios da Pampulha, hoje com aproximadamente 162 mil habitantes (conforme Censo IBGE 2010), 59 bairros e 16 vilas.

Os participantes ficaram sabendo que a a Regional Pampulha possui em sua rede de educação 15 escolas municipais, todas com o Programa Escola Integrada em funcionamento; uma escola de educação infantil; seis UMEI’s, sendo que duas serão inauguradas até meados de março; 11 escolas com Educação de Jovens e Adultos-EJA e mais 15 turmas externas que atendem esta modalidade de ensino; além de 13 turmas do Programa Floração. Puderam conhecer também toda a equipe da Gerência de Educação na Pampulha, que inclui a equipe do Programa Família-Escola e suas diversas ações.

Eleita pela primeira vez como diretora da E.M. Dom Orione, Maria de Fátima Anselmo Cláudio está bem animada: “É tudo novo, uma oportunidade de aprendizado; minha expectativa é de conseguir cumprir a proposta, principalmente da área pedagógica. Pra mim, cada dia é um dia novo com os seus desafios”, disse.


Gilson Pietra Coimbra, eleito pela segunda vez como diretor da E.M. Marlene Pereira Rancante, uma das escolas que ficava na região Noroeste e foi recentemente agregada à Pampulha, declara: “O trabalho é pesado, mas gratificante. Acho importante o fato de que a Prefeitura nos dá condições para trabalhar, por isso estamos bem animados.” Esta é a mesma opinião de sua vice-diretora Maria José Borges de Oliveira, em sua primeira gestão: “É bem desafiador, há mil atividades para executar. Espero dar conta de tudo o que nos é exigido. Gosto de brincar dizendo que é um verdadeiro ‘chicotinho queimado’”, se diverte com a comparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário