No intervalo para o almoço é, também, hora de cuidar da saúde. Para isso, além dos alimentos saudáveis, os funcionários de uma empresa de materiais elétricos na região da Pampulha ficaram atentos às dicas de fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticas. A atividade realizada, no último dia 17 de dezembro, pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Regional da Pampulha, em parceria com o Centro de Saúde São Francisco (CAC), atraiu o interesse de 60 dos 80 funcionários.
A ação foi destinada a uma empresa que tem em seu quadro de funcionários um grande número de homens. Grupo que geralmente aponta como motivo para não procurar os serviços de atenção primária o fato de o horário de funcionamento dos centros de saúde coincidir com o horário de trabalho. Por isso, a equipe da Regional Pampulha programou as atividades para a hora do almoço e no local de trabalho. Seis profissionais aplicaram questionários para identificar características como a frequência com que cada um procura pelos serviços de saúde, quando realizam exames de rotina, se fazem uso de medicamento, quais os hábitos alimentares e sobre a prática de atividade física. Entre os funcionários, 12 se declararam fumantes. Além disso, 56%, ou seja, 34 dos 60 participantes apresentaram Índice de Massa Corporal (IMC) superior ao considerado normal.
Também foram oferecidos serviços como medição de pressão, distribuição de materiais informativos sobre alimentação adequada, doenças crônicas como hipertensão e diabetes, tabagismo, dengue, entre outros assuntos. A intenção era promover uma abordagem direcionada de acordo com os hábitos de cada trabalhador. Eles puderam ainda sugerir temas que consideram de interesse e servirão para orientar o planejamento de outras ações. Os profissionais envolvidos também pretendem realizar outras atividades como esta para alcançar outros públicos em diferentes locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário