Primeiro ela comprou uma mangueira. Depois, como não bastava apenas regar as plantas que já existiam, ela foi aos poucos trazendo uma mudinha daqui e outra dali. Foi assim que a professora aposentada da rede municipal de ensino, Lusmar de Oliveira Marques, deu vida à Praça da Vizinhança no Bairro Ouro Preto. A dedicação para deixar o bairro onde vive mais verde foi premiada, no último dia 21 de dezembro, durante cerimônia para homenagear os vencedores do Concurso Cidade Jardim 2010. Premiada na categoria Destaque Especial, Dona Lusmar está contente com o reconhecimento, mas garante que a satisfação veio antes mesmo da entrega da placa. “Eu gosto muito de cuidar das plantas pela beleza que elas proporcionam. Sem falar nos beija flores e borboletas que elas atraem para perto da gente”, diz.
Durante a avaliação das áreas participantes do concurso, que ocorreu entre os dias 6 e 20 de novembro, outras áreas localizadas na Pampulha também chamaram a atenção de ambientalistas, arquitetos, paisagistas e outros jurados que indicaram os vencedores. Na categoria “Praça adotada com área entre 500 e 5.000 metros quadrados”, foi premiada a Praça São Francisco de Assis, localizada na Avenida Otacílio Negrão de Lima. Sob responsabilidade do Colégio Chromos desde outubro de 2009, o presidente da rede de ensino da qual pertence o colégio explica porque é importante adotar uma praça: “Eu acredito que é uma obrigação nossa cuidar da cidade e um compromisso com o meio ambiente”, afirma.
O segredo para manter os Lírios amarelos e laranjas, além de outras flores como Cana da Índia, Azaléia e Clorofitos que encantaram a comissão e deram o prêmio à Praça São Francisco de Assis está nas mãos de seu Antônio Fernandes de Souza. Ele é o jardineiro responsável pela área e não escondeu a satisfação em ver o trabalho valorizado. “Por ser uma área turística acaba exigindo um cuidado mais frequente. É a primeira vez que participo do concurso e perceber que eles também dão importância para a figura do jardineiro é um estímulo para melhorar ainda mais o trabalho.”
Por falar em valorização, os 15 anos de dedicação da Usiminas no cuidado com a Praça Pedro Melo também foram lembrados. A área recebeu homenagem como vencedora da categoria “Praça adotada com área maior que 5.000 metros quadrados.” Localizada próximo à entrada do campus Pampulha da UFMG, na Avenida Presidente Carlos Luz, ela oferece a cada um que caminha pelo local uma bela vista proporcionada pela combinação entre bromélias, pingo-de-ouro, singônios, Lírios e Liriopis. Espaços que foram indicados em várias edições do concurso disputaram a categoria “Hors Concours”; entre eles, o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego e o Jardim Japonês, situado no interior do Jardim Zoológico, ambos mantidos pela Fundação Zoo Botânica de Belo Horizonte receberam premiação.
O Concurso Cidade Jardim foi lançado no ano 2000 em função do Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é premiar os jardins, parques, canteiros e demais áreas verdes mais bem cuidadas da cidade, além de destacar iniciativas de funcionários públicos e privados envolvidos na manutenção bem como empresas que adotam esses espaços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário