quarta-feira, 29 de março de 2017

Dia Mundial da Água na Pampulha



Na Regional Pampulha, o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, não passou em branco. Foi montado um estande com maquete mostrando uma das várias micro bacias da Pampulha para lembrar sobre a importância das nascentes como base de geração de água.

Idealizador da proposta, o professor e educador ambiental Artur Celso explicou o objetivo da ação: “Achei importante dar a oportunidade para servidores e população conhecerem um pouco sobre as nascentes e as micro bacias hidrográficas da região da Pampulha”, disse. 


Além da maquete de uma das micro bacias da Pampulha, outros materiais foram utilizados para compor o estande: banners, folderes e folhetos. Chamou a atenção das pessoas a apresentação de outra maquete mostrando a captação de água de chuva implantada na Escola Municipal Anne Frank desde 2006. Artur explicou que o uso da água da chuva para lavar pátio e molhar plantas permitiu a redução no consumo de água potável na escola, proporcionado um considerável ganho ambiental.



Para Artur, o conhecimento propicia ao cidadão ser mais ativo nas questões relativas à importância do uso consciente da água. “A Lagoa da Pampulha só existe porque recebe água de milhares de nascentes localizadas em áreas particulares, públicas, parques e até mesmo em outras cidades. Preservando as nascentes da forma adequada e aprendendo outras técnicas de reuso da água, estaremos contribuindo para melhorar a qualidade e a quantidade de água para as próximas gerações.”

Um comentário: