terça-feira, 18 de outubro de 2016

Prefeitura recebe prêmio Governarte, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo projeto Mobicentro



O prefeito Marcio Lacerda recebeu na segunda, dia 17, em Quito, no Equador, o prêmio Governarte, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, foi a vencedora da categoria “Segurança no Trânsito em Ação”. A PBH concorreu com o projeto “Mobicentro - Segurança para o Pedestre e Prioridade para o Transporte Coletivo na Área Central”. A cerimônia de premiação foi realizada na Casa de La Cultura Equatoriana, durante o painel “Não há Agenda Urbana sem Mobilidade Segura”, na Conferência Habitat III, organizada pela ONU. (Confira fotos anexas).

O Concurso Governarte é concedido anualmente pelo BID e tem como finalidade identificar, premiar, documentar e difundir experiências inovadoras de gestão pública em governos subnacionais, como estados, províncias, departamentos, municípios ou outras denominações equivalentes da região da América Latina e Caribe (ALC).


Mobicentro

O Mobicentro tem como objetivo desenvolver soluções integradas de engenharia de tráfego e de transportes para a melhoria da mobilidade urbana, com foco na qualidade do trânsito dos pedestres, dos veículos de transporte público e nas condições ambientais das áreas de abrangência.

A avaliação de resultados relacionados às melhorias para os pedestres na primeira etapa do Mobicentro demonstra a redução de 18% no número de atropelamentos no conjunto de interseções tratadas ao final do primeiro ano de sua implantação. O projeto contribuiu para atender o compromisso firmado no Planejamento Estratégico da BHTrans no que diz respeito à redução do índice de mortalidade in situ no trânsito, de 9,10 mortos por 100 mil habitantes em 2011 para 7,61 mortos por 100 mil habitantes até 2016. Em 2014, este índice chegou a 7,11 mortos por 100 mil habitantes, antecipando o alcance da meta estabelecida.

As intervenções implantadas têm contribuído para a redução do consumo de combustível e da emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes. A estimativa destes ganhos ambientais fez-se com simulação da operação da rede viária em software específico, a qual gerou um conjunto de indicadores e parâmetros, em dois momentos, antes e depois das intervenções da primeira etapa do Mobicentro. Neste período, foi verificada uma redução de 41% nas emissões de CO2, 39% de emissões de NO2, em 68% a dos compostos orgânicos voláteis (COV) e em 32% a das emissões de particulados.

Mais informações para a imprensa pelo telefone 3379-5510 (BHTrans)

Outras notícias: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário