Com investimentos de cerca de R$ 14 milhões, a Prefeitura de Belo Horizonte está em fase final de implantação do sistema de videomonitoramento, composto por 183 câmeras, aprovado pela população das regiões Centro-Sul, Leste e Nordeste por meio do Orçamento Participativo Digital de 2011. Instaladas em 28 bairros da capital, as câmeras serão ligadas ao Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), localizado no bairro Buritis, e a três batalhões da Polícia Militar. O 1º Batalhão, no bairro Santa Efigênia, será responsável pelo monitoramento de 27 câmeras instaladas na região Centro-Sul, o 16º, no bairro Santa Tereza, vai monitorar 116 equipamentos instalados nas regiões Leste e Nordeste, e o 22º, no Santa Lúcia, cuidará do monitoramento de outras 40 câmeras instaladas nas regiões Centro-Sul e Leste.
Do total de equipamentos aprovados, 168 já estão em funcionamento e outros 15 aguardam liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para terem sua instalação finalizada, tendo em vista que dependem de intervenções no Anel Rodoviário, por onde irão passar os cabos de rede que ligarão as câmeras ao 16º Batalhão, no bairro de Santa Tereza. Os locais de instalação das câmeras foram definidos pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, com base na demanda da comunidade, nos dados estatísticos de criminalidade da área em questão e em critérios técnicos, que levam em conta, por exemplo, áreas bancárias e comerciais, locais de grande fluxo de pessoas e rotas de fuga.
Confira os bairros contemplados com as câmeras
• Região Centro-Sul (40 câmeras instaladas) – Bairros Barro Preto, Belvedere, Funcionários, Luxemburgo, Santa Efigênia, Santa Lúcia, Santo Agostinho e Sion.
• Região Leste (27 câmeras instaladas) – Bairros Horto, Nova Vista, Sagrada Família, Santa Inês, Santa Tereza, São Geraldo e Vera Cruz.
• Região Nordeste (116 câmeras instaladas) – Bairros Belmonte, Cachoeirinha, Concórdia, Goiânia, Graça, Ipiranga, Maria Goretti, Nazaré, Palmares, Paulo VI, Santa Cruz, São Paulo e União.
Mais informações para a imprensa pelo telefone 3246-0039 (Secretaria de Segurança Urbana e Patrimonial)
Nenhum comentário:
Postar um comentário