segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Prefeitura lança Pampulha Retrô Tour, que promoverá passeio turístico pelos principais atrativos da região

Foto: Paulo Filgueiras 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, a Associação Cultural dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha (Amap) e o Instituto Cultural Artigos e Carros de Época (Museu de Objetos e Veículos Antigos – Mova) lançaram nesta quinta, dia 20, o Pampulha Retrô Tour. Uma jardineira Chevrolet de 1957 levará o público aos principais atrativos turísticos da Pampulha, entre eles a Igrejinha São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube, que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha, que recentemente recebeu da Unesco o título de patrimônio cultural da humanidade. A estreia será neste sábado, dia 20. Confira abaixo os detalhes.

O Pampulha Retrô Tour funcionará aos sábados, domingos e feriados até dezembro deste ano. Os pontos de embarque e desembarque dos passageiros serão os próprios atrativos. O valor do tíquete é R$ 20 por pessoa, que terá direito a quatro embarques/desembarques no atrativo que escolher. Dentro do ônibus terá um guia, que vai apresentar a história e as curiosidades da Pampulha.

Segundo o presidente da Belotur, Leônidas Oliveira, a Prefeitura atua diariamente para melhorar a infraestrutura da Pampulha para receber visitantes. “Recentemente foram inaugurados o banheiro e um restaurante na Praça da Igrejinha, espaços para estacionamento de veículos de turismo nas proximidades de atrativos turísticos foram criados, a linha circular 512 entrou em funcionamento e foi lançado o edital para abertura de cafés nos espaços culturais da orla”, comentou. Para Leônidas, o Pampulha Retrô Tour vai dar outra opção de transporte aos visitantes e com todas as características especiais, que remetem à época de inauguração do Conjunto Moderno, na década de 1940. “É um projeto especial e que com certeza irá impulsionar o turismo na Pampulha e em Belo Horizonte", completou.

De acordo com Jeferson Rios, diretor do Museu de Objetos e Veículos Antigos, a jardineira já possui uma história com a Pampulha. “Quando eu era criança, meu pai me levava para passear na jardineira. Ela percorria bairros de Belo Horizonte, inclusive a Pampulha. Passava pelo Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), pela Casa do Baile e também pela Igrejinha. E hoje estamos revivendo toda essa história”, relata Rios, que é o proprietário da raridade. De acordo com ele, o ponto final da jardineira antigamente era a Praça da Estação, outro atrativo turístico de Belo Horizonte.

Outra curiosidade é que esse Chevrolet tem o apelido de ‘Marta Rocha’. “Ela foi lançado na mesma década em que Marta Rocha foi miss Brasil. Ela que quase chegou a ser miss Universo. Perdeu para a americana Miriam Stevenson por ter duas polegadas a mais nos quadris”, comentou.

ITINERÁRIO

Rota regular:
 • Igreja São Francisco de Assis - Casa JK (parada)
• Casa JK - Museu Brasileiro do Futebol (parada)
• Museu Brasileiro do Futebol - Iate (sem parada) 
• Iate - Casa do Baile (sem parada) 
• Casa do Baile - MAP (parada) 
• MAP - Casa do Baile (parada) 
• Casa do Baile - Iate (parada não obrigatória) 
• Iate - Igreja São Francisco de Assis (ponto final) 

Rota Fundação Zoo-Botânica (Somente nos horários de 9h e 14h): 
 • Igreja São Francisco de Assis - Parque Ecológico (parada no Marco Zero)
• Parque Ecológico - Zoológico (parada)
• Zoológico - Casa JK (parada)
• Casa JK - Museu Brasileiro do Futebol (parada)
• Museu Brasileiro do Futebol - Iate (sem parada) 
• Iate - Casa do Baile (sem parada) 
• Casa do Baile - MAP (parada) 
• MAP - Casa do Baile (parada) 
• Casa do Baile - Iate (parada não obrigatória) 
• Iate - Igreja São Francisco de Assis (ponto final) 

Operação
• Dias: sábados, domingos e feriados (de 22 de outubro a 18 de dezembro deste ano) 
• Horários: 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h 

- Às 9h e às 14h, a Jardineira estenderá o passeio e passará pelo Parque Ecológico e pelo Zoológico. 
• Nos dias de jogos no Mineirão, quatro horas antes do jogo marcado, o Pampulha Retrô Tour não fará a parada no Museu Brasileiro do Futebol, pois esse atrativo estará fechado.
• Ponto de vendas dos bilhetes: ao lado da Igreja São Francisco de Assis (em frente à praça, na Alameda). 
• Eventos que fecham a orla da Lagoa da Pampulha, como o caso da Volta Internacional da Lagoa (4 de dezembro) impedirão a operação da Jardineira em seus horários regulares. 


Mais informações pelo telefone 3246-0297 (Belotur)

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Prefeitura recebe prêmio Governarte, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo projeto Mobicentro



O prefeito Marcio Lacerda recebeu na segunda, dia 17, em Quito, no Equador, o prêmio Governarte, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, foi a vencedora da categoria “Segurança no Trânsito em Ação”. A PBH concorreu com o projeto “Mobicentro - Segurança para o Pedestre e Prioridade para o Transporte Coletivo na Área Central”. A cerimônia de premiação foi realizada na Casa de La Cultura Equatoriana, durante o painel “Não há Agenda Urbana sem Mobilidade Segura”, na Conferência Habitat III, organizada pela ONU. (Confira fotos anexas).

O Concurso Governarte é concedido anualmente pelo BID e tem como finalidade identificar, premiar, documentar e difundir experiências inovadoras de gestão pública em governos subnacionais, como estados, províncias, departamentos, municípios ou outras denominações equivalentes da região da América Latina e Caribe (ALC).


Mobicentro

O Mobicentro tem como objetivo desenvolver soluções integradas de engenharia de tráfego e de transportes para a melhoria da mobilidade urbana, com foco na qualidade do trânsito dos pedestres, dos veículos de transporte público e nas condições ambientais das áreas de abrangência.

A avaliação de resultados relacionados às melhorias para os pedestres na primeira etapa do Mobicentro demonstra a redução de 18% no número de atropelamentos no conjunto de interseções tratadas ao final do primeiro ano de sua implantação. O projeto contribuiu para atender o compromisso firmado no Planejamento Estratégico da BHTrans no que diz respeito à redução do índice de mortalidade in situ no trânsito, de 9,10 mortos por 100 mil habitantes em 2011 para 7,61 mortos por 100 mil habitantes até 2016. Em 2014, este índice chegou a 7,11 mortos por 100 mil habitantes, antecipando o alcance da meta estabelecida.

As intervenções implantadas têm contribuído para a redução do consumo de combustível e da emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes. A estimativa destes ganhos ambientais fez-se com simulação da operação da rede viária em software específico, a qual gerou um conjunto de indicadores e parâmetros, em dois momentos, antes e depois das intervenções da primeira etapa do Mobicentro. Neste período, foi verificada uma redução de 41% nas emissões de CO2, 39% de emissões de NO2, em 68% a dos compostos orgânicos voláteis (COV) e em 32% a das emissões de particulados.

Mais informações para a imprensa pelo telefone 3379-5510 (BHTrans)

Outras notícias: 

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Novas câmeras de videomonitoramento estão em fase final de instalação em BH



Com investimentos de cerca de R$ 14 milhões, a Prefeitura de Belo Horizonte está em fase final de implantação do sistema de videomonitoramento, composto por 183 câmeras, aprovado pela população das regiões Centro-Sul, Leste e Nordeste por meio do Orçamento Participativo Digital de 2011. Instaladas em 28 bairros da capital, as câmeras serão ligadas ao Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), localizado no bairro Buritis, e a três batalhões da Polícia Militar. O 1º Batalhão, no bairro Santa Efigênia, será responsável pelo monitoramento de 27 câmeras instaladas na região Centro-Sul, o 16º, no bairro Santa Tereza, vai monitorar 116 equipamentos instalados nas regiões Leste e Nordeste, e o 22º, no Santa Lúcia, cuidará do monitoramento de outras 40 câmeras instaladas nas regiões Centro-Sul e Leste.

Do total de equipamentos aprovados, 168 já estão em funcionamento e outros 15 aguardam liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para terem sua instalação finalizada, tendo em vista que dependem de intervenções no Anel Rodoviário, por onde irão passar os cabos de rede que ligarão as câmeras ao 16º Batalhão, no bairro de Santa Tereza. Os locais de instalação das câmeras foram definidos pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, com base na demanda da comunidade, nos dados estatísticos de criminalidade da área em questão e em critérios técnicos, que levam em conta, por exemplo, áreas bancárias e comerciais, locais de grande fluxo de pessoas e rotas de fuga.

Confira os bairros contemplados com as câmeras

Região Centro-Sul (40 câmeras instaladas) – Bairros Barro Preto, Belvedere, Funcionários, Luxemburgo, Santa Efigênia, Santa Lúcia, Santo Agostinho e Sion.
Região Leste (27 câmeras instaladas) – Bairros Horto, Nova Vista, Sagrada Família, Santa Inês, Santa Tereza, São Geraldo e Vera Cruz.
Região Nordeste (116 câmeras instaladas) – Bairros Belmonte, Cachoeirinha, Concórdia, Goiânia, Graça, Ipiranga, Maria Goretti, Nazaré, Palmares, Paulo VI, Santa Cruz, São Paulo e União.

Mais informações para a imprensa pelo telefone 3246-0039 (Secretaria de Segurança Urbana e Patrimonial)