terça-feira, 9 de agosto de 2016

Projeto convida o público a produzir maquetes do Conjunto Moderno da Pampulha

    


Desenvolvido pelo Grupo Asas – Educação Cultura e Meio Ambiente há três anos em vários estados do Brasil, o projeto Conhecer para Cuidar chega a BH propondo uma edição especial comemorativa ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido em julho pela Unesco ao Conjunto Moderno da Pampulha. As atividades serão realizadas a partir de segunda-feira, dia 8, no Museu de Arte da Pampulha, na Casa Kubitscheck e na Praça Geraldo Damata Pimentel.

Durante um mês, serão desenvolvidas na região da Pampulha diversas oficinas de construção de maquetes dos quatro prédios que compõem o conjunto: a Igreja de São Francisco de Assis, o Iate Tênis Clube, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile. Serão disponibilizadas 9.600 vagas para crianças, jovens e adultos. Boa parte das vagas está reservada para alunos da Rede Municipal de Educação. Para o público geral são 1.920 vagas, para as oficinas dos dias 13 (tarde), 20 (tarde), 23 a 26 (todos horários – Casa Kubitschek), 27 (todos horários) e do dia 3 de setembro (tarde). Para participar basta retirar um voucher no site www.sympla.com.br, digitando no campo de pesquisa “Conhecer Para Cuidar”.

Durante todo o período, a carreta do projeto Conhecer para Cuidar estará estacionada na Praça Geralda Damata Pimentel e atenderá 160 pessoas por dia. Um outro conjunto de vivências, também com capacidade de atendimento de 160 pessoas por dia, será realizado em dois diferentes espaços: de 8 a 20 de agosto, no Museu de Arte da Pampulha, e de 22 de agosto a 9 de setembro, na Casa Kubitscheck. Ao todo, 960 maquetes serão montadas, de forma colaborativa, em mesas de até dez participantes. Cada um dos 9.600 participantes receberá, após a vivência, um kit paper-toy para levar para casa e montar a sua maquete com a família. Assim, serão produzidos 10.560 kits com o material necessário para as montagens.


Projeto

O projeto Conhecer Para Cuidar foi criado com o objetivo de enriquecer o portfólio das ações desenvolvidas no Brasil em prol da afirmação da educação patrimonial. A valorização das edificações e dos conjuntos arquitetônicos mais representativos em termos histórico-culturais também é uma meta a ser atingida com as atividades do projeto.

O projeto oferta o material necessário para a montagem de maquetes de ícones da arquitetura brasileira e permite a aproximação do público. Com isso, desperta a atenção para a importância da preservação dos bens, criando, de forma lúdica, uma ligação afetiva com eles. “Quem passa pela vivência da montagem da maquete de um bem dificilmente irá olhar para ele com indiferença e, possivelmente, será mais um agente de preservação”, disse Marcus Ferreira, presidente da Asas Produções, empresa do Grupo Asas.

O Conhecer Para Cuidar utiliza o conceito paper-toy (maquetes em miniatura de papel) em três dimensões, que dão forma às construções dos patrimônios e são montadas durante as oficinas. Os patrimônios, escolhidos pelos patrocinadores da iniciativa juntamente com a coordenação do grupo Asas, são estudados pela equipe de arquitetos do projeto a partir das informações obtidas junto aos órgãos responsáveis, proprietários ou em catálogos, escritórios de arquitetura, centros históricos, etc. Desenhos, plantas e croquis são pesquisados, além de verificação in loco para manter fidelidade em relação à edificação original. A partir desses estudos são produzidos os kits paper-toy com as lâminas que viabilizarão a confecção das maquetes.

O projeto foi lançado em 2013 e é apoiado por entidades como o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), o Instituto dos Arquitetos de Minas Gerais (IAB-MG), o Instituto Estadual de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (Inepac) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre outros. Nesta trajetória, o Conhecer Para Cuidar já entregou 21 maquetes, entre elas as do Museu da Imigração (São Paulo), do Maracanã (Rio de Janeiro) e da Igreja Nossa Senhora da Piedade (Brumadinho). No momento tem outras 11 edificações em processo de representação.

Mais informações para a imprensa pelo telefone 3277-4682 (Fundação Municipal de Cultura).


Publicado no DOM em 03/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário