quarta-feira, 15 de abril de 2015

Pampulha realiza roda de conversa com os estagiários do Programa “Posso Ajudar? Amigos da Saúde”



Proporcionar um acolhimento humanizado aos usuários em sofrimento mental e seus familiares, usuários de álcool e outras drogas, adolescentes, população em situação de rua e público GLBT, e qualificar o atendimento e cuidado aos mesmos nas unidades de saúde localizadas na Pampulha. Com estes objetivos, a Regional Pampulha, por meio da Gerência de Distrito Sanitário da Pampulha (GERSA-P), realizou, no dia 18/03, uma roda de conversa com os estagiários do programa “Posso Ajudar? Amigos da Saúde” que trabalham nas unidades de saúde da região. O encontro aconteceu no auditório da Regional (Avenida Antônio Carlos, 7596, 2º andar, São Luís) e 34 pessoas estiveram presentes.

A capacitação foi coordenada pela Referência Técnica em Saúde Mental, Valéria Gualberto. Para promover um momento de interação entre os participantes, foi realizada a dinâmica da “Teia”, que permite que as pessoas se apresentem, falando um pouco de seu trabalho e expectativas, enquanto vão se ligando simbolicamente por meio de um cordão. A seguir, foram abordados assuntos relacionados ao trabalho dos estagiários como o acolhimento ao usuário em sofrimento mental, de moradores de rua e usuários de álcool e drogas; apresentação da Rede e Fluxos de Saúde Mental, Álcool e Drogas; a importância do Acolhimento, Escuta e Vínculo; entre outros. ”Precisamos ter claro que nós da Saúde, não estamos sozinhos no acolhimento do paciente, pois fazemos parte de uma rede. A eficácia do atendimento se dá a partir do vínculo com o usuário. Por isso é importante a forma como este paciente é acolhido”, disse.

Estagiária do “Posso Ajudar?” no Centro de Saúde Confisco, a estudante de Ciências Biológicas Luciana Soares atua há 10 meses no programa e achou importante participar: “Agregou valores porque ampliou meu conceito sobre afeto. Este tipo de capacitação vai melhorar nossa atuação pois aprendemos a direcionar o usuário de forma mais correta. Acredito que vou lidar melhor com os pacientes.”

Supervisora do Programa “Posso Ajudar? Amigos da Saúde” na Pampulha, Silvania Beatriz de Souza Gomes explicou que foi identificada a necessidade de uma capacitação a fim de qualificar os estagiários para o atendimento destes usuários. Para Silvania, a capacitação mostrou que não há uma forma única de acolhimento para todos os usuários, sendo necessária a escuta qualificada e humanizada para melhor atendê-los de acordo com a sua especificidade. “É preciso desmistificar o atendimento deste público. Esperamos que este encontro tenha proporcionado motivações para que tenhamos estagiários proativos, com abordagens sem preconceitos ou estigmas a todos os usuários que demandam as Unidades”, finalizou.

Programa “Posso Ajudar? Amigos da Saúde” 

Os estagiários do programa “Posso Ajudar? Amigos da Saúde”, lotados no Distrito Pampulha, são alunos de cursos de nível superior da área da saúde, vinculados à Fump (Fundação Mendes Pimentel), lotados em Unidades Básicas de Saúde e UPAs da Secretaria Municipal de Belo Horizonte. Possuem atribuições como orientar e informar o usuário sobre o funcionamento da unidade e o fluxo de atendimento do serviço rotineiramente; identificar o tipo de demanda do usuário, direcionar usuários com queixas clínica para avaliação de risco pelo enfermeiro, usuários sem queixa para atendimento pelo auxiliar/técnico de enfermagem da equipe ou, se demanda para setores específicos, encaminhá-los a esses; comunicar a equipe de enfermagem diante da eventual suspeita de casos que aparentam evidente piora ou gravidade antes ou após avaliação do enfermeiro; realizar atividades educativas na sala de espera explicando aos usuários os fluxos e funcionamento da unidade; realizar pesquisa de opinião com usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário