quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Conferência Livre no Centro Cultural Pampulha discute direito à cultura para as crianças e adolescentes




O direito à cultura foi a pauta em debate durante a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no dia 29/01, na sede do Centro Cultural Pampulha (Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca). O evento, parceria entre o Centro Cultural e o Fórum da Criança e do Adolescente na Pampulha (FOCA), foi voltado especialmente para crianças e adolescentes, e teve a presença de aproximadamente 40 pessoas.

Como atividade de “quebra- gelo”, o psicólogo e representante do FOCA Arnor Trindade, aplicou uma dinâmica de grupo em que cada participante teve a oportunidade de partilhar sua visão sobre o universo cultural e artístico que vivenciam cotidianamente. Em seguida, foi apresentado um vídeo sobre a diversidade cultural e o respeito às diferenças. Cada jovem teve a oportunidade de se expressar por meio de frases, textos, pinturas em papel e giz de cera, que foram dispostos em cartazes.

Respeito à cultura indígena e às manifestações artísticas populares como o Funk Carioca e o desejo por mais cursos profissionalizantes foram algumas das reivindicações apresentadas pelos participantes, que, ao final, elegeram quatro jovens como representantes do grupo na Pré-Conferência da Criança e do Adolescente na Regional Pampulha, que será realizada no dia 12/03, na Escola Municipal Dom Orione.


Estagiária no Centro Cultural Pampulha, Patrícia Ribeiro ficou admirada com a participação das crianças e adolescentes: “Foi um evento divertido. Fiquei surpresa com a participação das crianças e o rendimento do trabalho”, disse. Gerente do centro, Marcelo Derussi destacou a importância da participação dos jovens nas ações de promoção. “Foi muito emocionante presenciar essas crianças e adolescentes participando ativamente das discussões sobre direito à cultura. Sinal de bons tempos para o Brasil”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário