sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Grito de Carnaval na Pampulha anima servidores com apresentação de bateria de escola de samba

Escola de Samba Força Real animou o público.



Os acordes dos tamborins ecoaram pela região da Pampulha durante o Carnaval. Em clima de muita animação, servidores da Regional Pampulha, familiares e convidados se divertiram durante o Grito de Carnaval, realizado no dia 12/02, no estacionamento coberto da Regional à Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís.

A programação estava bem variada e privilegiou os talentos da Regional Pampulha. O cantor e compositor Nino Ballas mostrou suas habilidades como DJ. O público cantou ao som do violão com Wesley Lima, Júnior Tim e Vlamir Freitas, que apresentaram repertórios ecléticos no estilo MPB e samba. O ápice da noite ficou por conta da Bateria da Escola de Samba Força Real, do bairro Ipanema/Dom Bosco que, em ritmo forte e cadenciado, fez os presentes caírem no samba.



Funcionário do gabinete da Pampulha, Wesley Lima ficou satisfeito em se apresentar para os colegas de trabalho: “Fico feliz de ter sido convidado para me apresentar. Pra mim, é muito importante que as pessoas me conheçam e gostem do meu trabalho.” Auxiliar Administrativo da Gerência de Recursos Humanos Rosângela Maria Silva disse que a festa foi especial: “Amo carnaval. A bateria animou a festa. Dancei tanto que até falei para meus colegas que eu me senti a passista do RH!”, contou animada.




Equipe da Gerência de Eventos Pampulha.
Gerente de Promoção de Eventos Esportivos, de Recreação, de Lazer e Feiras Pampulha, Cláudio Augusto de Souza falou da satisfação de organizar eventos internos: “A alegria dos participantes traduz o resultado do evento. A satisfação dos artistas envolvidos, o cheiro do churrasco no ar, a bebida geladinha e um repertório variado ao som do batuque e do samba nos reportam às nossas raízes e deixam aquele gostinho de ‘quero mais’ ”, disse.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Pampulha prepara Carnaval Regional



Belo Horizonte está se consolidando como um polo atrativo para as folias de Carnaval. Para que tudo transcorra de maneira organizada e segura para os foliões, a Prefeitura, por meio da Belotur e das secretarias regionais, está caprichando na programação. Em consonância com esta diretriz, a Regional Pampulha realizou, no dia 03/02, em seu auditório (Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís) uma importante reunião para organizar e discutir as ações necessárias para a realização do Carnaval de Belô 2015 na região, programado para os dias 13, 14, 16 e 17/02. 

Compareceram 28 pessoas entre representantes do gabinete da Regional, das gerências de Políticas Sociais, Limpeza Urbana, Manutenção, Vigilância Sanitária, Licenciamento, Fiscalização e Comunicação, além dos representantes dos diversos órgãos públicos envolvidos na realização do Carnaval como a BHTrans, BPTran, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e dos 34º e 49º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais. 

A reunião foi coordenada pelo Gerente Regional de Promoções de Eventos Esportivos, de Recreação, Lazer e Feiras Pampulha, Cláudio Augusto de Souza, que apresentou a estrutura do evento, apontando os principais problemas observados no Carnaval dos anos anteriores e as mudanças previstas para o deste ano. Uma novidade será a presença de veículos de lanche rápido que, juntamente com os barraqueiros contemplados em sorteio, estarão autorizados para a comercialização de bebidas e comidas durante os eventos. 

Os participantes puderam esclarecer dúvidas e sugerir formas de melhorar a segurança do Carnaval. Para Cláudio Augusto, é fundamental o apoio dos órgãos parceiros: “Queremos oferecer ao público um evento cada vez melhor. Por isso nos preocupamos em ouvir nossos parceiros já que eles exercem um importante papel a fim de garantir um evento seguro e de qualidade”, disse. 

O Carnaval de Belô 2015 na Pampulha acontecerá no seguinte formato: 

Dias 13 e 14/02, em parceria com o SESC-MG, na Praça Geralda Damata Pimentel, à Av. Otacílio Negrão de Lima, entre as ruas Versília e Celso Racioppi, bairro Bandeirantes.

- Dia 13, 6ª feira, das 20 às 24h: Minas ao Luar – Especial Carnaval. 

- Dia 14, sábado, das 15 às 18h: SESC Rua de Lazer e Matinê.

- Dia 14, sábado, das 19 às 22h: Carnaviola – Especial Carnaval.

Dias 16 e 17/02, das 18 às 23h, na Avenida Guarapari, entre as ruas Osvaldo Braga e Nicola Costa, bairro Santa Amélia: diversas atrações musicais e barracas de alimentação.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3277-7903.


Conferência Livre no Centro Cultural Pampulha discute direito à cultura para as crianças e adolescentes




O direito à cultura foi a pauta em debate durante a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no dia 29/01, na sede do Centro Cultural Pampulha (Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca). O evento, parceria entre o Centro Cultural e o Fórum da Criança e do Adolescente na Pampulha (FOCA), foi voltado especialmente para crianças e adolescentes, e teve a presença de aproximadamente 40 pessoas.

Como atividade de “quebra- gelo”, o psicólogo e representante do FOCA Arnor Trindade, aplicou uma dinâmica de grupo em que cada participante teve a oportunidade de partilhar sua visão sobre o universo cultural e artístico que vivenciam cotidianamente. Em seguida, foi apresentado um vídeo sobre a diversidade cultural e o respeito às diferenças. Cada jovem teve a oportunidade de se expressar por meio de frases, textos, pinturas em papel e giz de cera, que foram dispostos em cartazes.

Respeito à cultura indígena e às manifestações artísticas populares como o Funk Carioca e o desejo por mais cursos profissionalizantes foram algumas das reivindicações apresentadas pelos participantes, que, ao final, elegeram quatro jovens como representantes do grupo na Pré-Conferência da Criança e do Adolescente na Regional Pampulha, que será realizada no dia 12/03, na Escola Municipal Dom Orione.


Estagiária no Centro Cultural Pampulha, Patrícia Ribeiro ficou admirada com a participação das crianças e adolescentes: “Foi um evento divertido. Fiquei surpresa com a participação das crianças e o rendimento do trabalho”, disse. Gerente do centro, Marcelo Derussi destacou a importância da participação dos jovens nas ações de promoção. “Foi muito emocionante presenciar essas crianças e adolescentes participando ativamente das discussões sobre direito à cultura. Sinal de bons tempos para o Brasil”, finalizou.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Confraternização do CRAS São José movimenta mais de 300 pessoas


Apresentações artísticas e entretenimento marcaram a noite do dia 13/12 na comemoração da Festa da Família do Centro de Referência em Assistência social (CRAS) São José (Rua Joaquim José Ribeiro, 50, São José). O encontro reuniu cerca de 300 pessoas, entre usuários dos serviços, funcionários e demais convidados.

Os participantes assistiram as danças de hip hop, dança típica baiana, roda de capoeira, entre outras. Degustaram diversificados “comes e bebes” como cachorro quente, sanduíche natural, pipoca, algodão doce, docinhos e refrigerantes. Tudo isso embalado por música ao vivo que atendia aos vários gostos, enchendo o salão de alegria. Para os idosos, um show à parte: os mais animados se arriscaram dançando forró, músicas antigas e até tango. A novidade que rendeu uma fila a perder de vista foi a Cabine Mágica, equipamento que tira fotografias instantâneas e que fez a alegria de crianças e adultos na escolha dos chapéus coloridos e outros aparatos divertidos.

Coordenadora do CRAS São José, Vanessa Cambraia falou sobre a importância de oferecer a este público momentos de interação: “A confraternização com as famílias é sempre marcada por prazerosas trocas. A cabine mágica encantou a todos, causando emoções principalmente para aqueles que nunca tiveram esta oportunidade em suas vidas. Realizamos esta festa para encerrar mais um ano de trabalho muito intenso, com muitos desafios, mas principalmente com muitas conquistas e aprendizados”, disse.