sexta-feira, 28 de março de 2014

Consciência no trânsito é tema de reunião do Conselho Distrital de Saúde na Pampulha


Com o objetivo de despertar a consciência das pessoas para as questões relativas ao trânsito, o Conselho Distrital de Saúde Pampulha (CODISAP) realizou, no dia 21/02, no auditório da Regional Pampulha, à Avenida Antônio Carlos, nº 7.596, São Luís, a reunião mensal com o tema “Vida no trânsito”. Participaram mais de 60 pessoas entre membros do CODISAP e funcionários da Regional Pampulha.

Técnica de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Michelly dos Santos Possidônio apresentou o projeto Vida no Trânsito que visa promover ações para redução de acidentes graves e fatais no trânsito. Denominado “Vida no Trânsito” aqui no Brasil, o Projeto Road Safety in Ten Countries (“RS-10”) é voltado para a redução das mortes e lesões causadas no trânsito em 10 países, com o financiamento da Fundação Bloomberg e coordenação global da Organização Mundial de Saúde (OMS) e suas agências regionais.

Para facilitar o entendimento das diretrizes do projeto, foram utilizadas dinâmicas com a participação do público, além da apresentação da esquete teatral “Curto Circuito” do grupo de teatro Mobiliza SUS-BH da SMSA que, de forma lúdica, mostrou situações comuns vivenciadas no trânsito. “A Secretaria Municipal de Saúde priorizou os idosos para aplicar seu plano de educação no trânsito devido à vulnerabilidade dessa faixa etária. O objetivo dessa metodologia é envolver e despertar a participação ativa de todos, estimulando-os a partir do fortalecimento da autonomia, autoestima e motivação de habilidades cognitivas como memória, concentração e percepção”, explicou Michelly.

Moradora do bairro Jaraguá, Helenice Luiza Soares apoiou a ideia: ”Já conhecia o projeto, mas hoje foi mais esclarecedor. Acho que este tema deve ser mais discutido nas nossas reuniões para que possamos ajudar a promover um trânsito melhor”, disse. Secretário geral e coordenador da Câmara Técnica de Comunicação do Codisap, Álvaro Júnior destacou o papel fiscalizador do Conselho e a importância de apoiar o projeto: “O Conselho de Saúde Pampulha entende a importância deste tema devido aos altos custos que o SUS tem com o grande número de pessoas vitimadas por um trânsito irresponsável. Precisamos incentivar o respeito e a educação no trânsito. Nossa proposta é formar multiplicadores, levando esta discussão para a comunidade por meio dos conselhos locais de saúde”, finalizou.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Bolsa Família promove cadastramento em comunidade na Pampulha



Em comemoração aos dez anos do programa Bolsa Família, a Regional Pampulha, por meio da Gerência Regional de Programas de Transferência de Renda, organizou, nos dias 8 e 14 de janeiro, um posto de cadastramento do Programa no Centro Comunitário do bairro Trevo. Foram atendidas 150 pessoas moradoras na comunidade que puderam se cadastrar para terem acesso ao Bolsa Família, atualizar cadastros e tirar dúvidas sobre o benefício.

A ação teve o envolvimento de funcionários do setor, entre gerente, técnicos e estagiários. As informações prestadas irão permitir que as famílias tenham acesso ao benefício do Bolsa Família, descontos nas contas de luz, água e telefonia fixa, redução na contribuição do INSS para donas de casa, isenção nas taxas de inscrição para concursos públicos, Carteira do Idoso, cursos do PRONATEC e prioridade na distribuição da vagas das UMEI’s (para bolsistas).

Para a líder da Pastoral da Criança na comunidade, Juliane dos Santos Costa, o fator mais importante é a acessibilidade da comunidade em relação ao deslocamento. “Há muita gente que não sabe nem pegar um ônibus. Aqui já está tudo perto, dá até para correr em casa, pegar algum documento que faltou e voltar a tempo de cadastrar”, disse.

Gerente Regional de Programas e Transferência de Renda, Silvana Zocratto explicou que a ação foi organizada em atendimento à demanda da comunidade: “Muitas famílias enfrentam dificuldades para se deslocarem até a Regional e esta foi uma estratégia para facilitar o acesso destes cidadãos ao benefício do Bolsa Família e garantir seus direitos. Já temos a proposta de retornar no segundo semestre”, afirmou.