sexta-feira, 12 de julho de 2013

Gerente de unidade de saúde na Pampulha participa de Congresso na República Tcheca


 

Formado em Enfermagem e Obstetrícia e atuando como gerente do Centro de Saúde São José, na região da Pampulha, Anar Walter Castilho Maro, participou do 20th World Conference– Family Medicine – Care for Generation, realizado de 25 a 30/06, na cidade de Praga, na República Theca. Esta é a 20ª edição do Congresso Internacional que permite discutir temas importantes da Atenção Primária, além de compartilhar histórias, ideias e experiências com trabalhadores de saúde de várias nações.

Pesquisador e estudioso das questões voltadas para a melhoria da saúde pública, Anar Maro apresentou dois trabalhos de sua autoria: “Esperar aprendendo – Reduzindo os conflitos provocados pela ansiedade da espera” e “Programa Universidade bem-vinda: Fortalecendo a integração ensino-serviço”. Ambos os temas constituem propostas de trabalho a serem desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de organizar os processos internos de trabalho das equipes para uma assistência de qualidade à população. As duas propostas já foram implantadas no Centro de Saúde Heliópolis na Regional Norte, impactando positivamente na qualidade dos serviços prestados e, atualmente, estão em fase de implantação no Centro de Saúde São José, na região da Pampulha. 
 
Estes trabalhos possuem histórico de apresentação em eventos científicos nacional e internacional. Em 2011, o “Programa Universidade bem-vinda” foi premiado em evento nacional na categoria melhor apresentação oral. Em 2012, ambos foram apresentados na 19th World Conference realizada em Havana (Cuba), tendo sido prestigiados por participantes do mundo inteiro. Ainda em 2012, os dois trabalhos foram publicados em forma de artigos no livro “O coletivo de uma construção: o Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte” lançado pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte.

Para Anar Maro, é fundamental ter espaço para divulgação de suas propostas: “A participação nestes eventos constitui oportunidade singular para o intercâmbio de experiências de trabalhos desenvolvidos em diversos locais no mundo dentro do eixo da Atenção Primária à Saúde. Entendo que a busca e a troca de conhecimentos são a essência do desenvolvimento humano”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário