quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pré-conferência discute os direitos da pessoa com deficiência na Pampulha

Uma maviosa apresentação do coral Vozes da Pampulha abriu na terça-feira, dia 27, a Pré-Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Pampulha. Seguiu-se a palestra de Shirley Ellen dos Santos, presidenta do Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência de BH que versou sobre os direitos das pessoas com deficiência. Ela destacou os direitos readquiridos ao longo dos anos.

A segunda palestra, apresentada por José Carlos Dias Filho, Coordenador municipal de Direitos da Pessoa com deficiência, focalizou o plano nacional para a pessoa com deficiência “Sem Limites”, explicando seu funcionamento e as medidas complementadas e restauradas.

A pré-conferência teve como objetivo levar ideias para a melhoria da qualidade de vida da pessoa deficiente. Após as palestras, houve tempo para discussão dos assuntos e levantamentos relacionados ao tema. Aos participantes foi dada a oportunidade de reclamar ou apresentar um plano de melhoria para votação. Um dos planos colocados em questão foi para a maior disponibilização de ônibus para deficientes, já que são poucos para cada Regional. Durante as discussões, destacou-se a garotinha C., de 10 anos, portadora da síndrome de Down. Seu drama é não ter acompanhamento necessário em sala de aula.

Eleitos, 30 delegados terão a missa de representar a Pampulha na III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sendo oito delegados governamentais, oito da sociedade civil organizada e 14 de familiares ou pessoas com deficiência.

Fórum discute na Pampulha a valorização do Idoso



O idoso deve ser respeitado e ouvido pela sociedade fazendo valer seus direitos adquiridos ao longo dos anos. Este foi um dos temas discutidos no Primeiro Fórum do Idoso de 2012 que aconteceu dia 28 de março na Regional Pampulha.

Maria Fontana Cardoso Maia, da Coordenadoria de Direitos da Pessoa idosa, destaca a importância da participação dos idosos nos fóruns e acrescentou que a partir deste ano os fóruns regionais serão norteados e apoiados pela Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa. “Neste espaço os idosos da Regional Pampulha precisam levantar seus maiores problemas e discutirem soluções e encaminhamentos possíveis. O idoso precisa ter atitude e deve lutar por seus direitos”, disse.

Cada fórum deverá constituir uma comissão com a participação da sociedade civil para o planejamento anual das atividades. Alguns participantes ressaltaram que o fórum deve ter caráter Intersetorial e que outros parceiros do governo, como saúde e educação, serão importantes contribuintes.

A Reunião contou com a presença de Maria Fontana Cardoso Maia, da Coordenadoria de Direitos da Pessoa idosa, Nádia Sueli Costa de Paula Alves, Gerente de Políticas Sociais Pampulha, Raimundo Teles, Gerente de Programas Sociais da Pampulha, Elisamar Lisboa e Kátia Gomes, coordenadoras do Fórum nesta Regional, Coordenadores e membros dos Grupos de Convivência e Representantes de Instituições de Longa Permanência e dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS da Regional Pampulha. 

Para finalizar o fórum do Idoso, os participantes devem contribuir para um mapeamento dos grupos de convivência e as ações institucionais voltadas para a pessoa idosa na regional Pampulha que deve ser apresentado no Fórum de Abril.

CAC São Francisco promove palestras para mulheres na Pampulha



Buscando reforçar o tema anual da Coordenação Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), para 2012 – “liberdade e autonomia com sustentabilidade”, no dia 27 foi oferecida uma palestra, pelo servidor da PBH Jobert Macário de Oliveira. Ele é professor da rede municipal de ensino, bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em Administração Pública Municipal e Acadêmico de Direito. Transmitiu parte do seus conhecimentos, através de palestra sobre “Gastos Pessoais e Despesas Domésticas – planejamento e controle”, a mais de 80 mulheres participantes dos diversos grupos e programas oferecidos no CAC São Francisco.

Em seguida houve o depoimento de “Como ser uma mulher de sucesso”, por Ivaneide da Silva de Souza, membro da Comissão Executiva do CAC e dirigente da Cooperativa de materiais Recicláveis da Pampulha (COMARP) responsável pela renda de mais de 40 famílias da região. Uma mulher de origem simples que hoje é contratada pelo governo federal e dá palestras em todo o território nacional sobre “reciclagem de materiais”. 


No dia 29 foi oferecida uma oficina para confecção de ovos de Páscoa, denominada: Cozinha: Prazer e Renda, a 50 mulheres da comunidade do CAC, pela Professora Cecília Camargo Lima, instrutora de culinária pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar, no Mercado da Lagoinha, que ensinou a fazer bombons, trufas e ovos de Páscoa, buscando o aumento da renda familiar das mulheres presentes.

 
Para Maria Célia Nogueira, gerente do CAC São Francisco, o evento se transformou em momentos para as presentes usufruírem do conhecimento adquirido dos convidados. Aprenderam a ganhar qualidade de vida, através de um melhor controle dos gastos pessoais e domésticos e de melhorar a renda das famílias e a autoestima das pessoas, além de entender que é possível ter sucesso pessoal sem, necessariamente, ter riqueza.

Flores alegram beneficiárias do Bolsa Família na Pampulha


 
Celebrado há mais de 35 anos, o Dia Internacional da Mulher representa a luta das mulheres pelos seus direitos. E para comemorar este dia importante, o Programa Bolsa Família na Pampulha presenteou as beneficiárias e funcionárias da Regional Pampulha com rosas e brindes doados por uma empresa de perfumes.

Para Silvana Zocratto, gerente do Bolsa Família, a ideia era deixar as beneficiárias mais à vontade: “Elas sempre estão aqui para resolver algum tipo de problema, mas queremos que elas entendam que podem vir no Bolsa Família por outros motivos, entre eles atualização de cadastro”, disse.

Para Ângela Aparecida da Silva, beneficiária do programa, “receber flores é muito bom, pois melhora o nosso dia. É sempre bom ganhar flores, levanta a nossa autoestima e passamos o nosso dia mais feliz.”, disse.

Com a cooperação da empresa Água de Cheiro, vários brindes foram distribuídos às mulheres que estiveram no setor do Bolsa Família de 8h às 17h do seu dia.