Moradores no entorno da Praça dos Compositores, mais conhecida por Praça do Coreto, uma das mais tradicionais no Bairro Alípio de Melo, convidaram o secretário Regional da Pampulha, Osmando Pereira da Silva, para uma visita ao local. Na presença do comandante da 18° Cia. Do 34º Batalhão, capitão Júlio César, reivindicaram um posto policial nas dependências que ficam sob o coreto, na esperança de conter os vandalismos ali praticados durante a noite, sendo a maioria deles por moradores de rua. Além do posto policial, os moradores desejam afugentar os pichadores e demais destruidores daquela praça. A limpeza da praça já foi feita pela Regional Noroeste, atendendo pedido do secretário da Pampulha.
Para a instalação do posto policial, os moradores, representados pela líder comunitária Arlete Antônia Pessoa Lima, colocaram à disposição da PM, através do capitão Júlio César, os equipamentos necessários, bem como o mobiliário. Entendem que com maior segurança, o próprio coreto não sofrerá tanto vandalismo. Por sua vez, o secretário Osmando Pereira sugeriu aos moradores a ocupação daquela praça através da arte, a exemplo de feiras livres, apresentações artísticas dentro da programação do Pampulha ConVida que vem obtendo sucesso em outros bairros da Pampulha.
Outra sugestão do secretário Osmando é a da possibilidade da realização de momentos religiosos naquela praça, a exemplo de missas e culto evangélico. Ele garantiu que buscaria recursos para melhorias nos passeios, meios-fios e gramado para recuperação do local. Na oportunidade, alguns moradores evocaram o dito pelo poeta Castro Alves de que ”a praça é do povo”, numa demonstração que entenderam que o melhor caminho para conservar o local é a sua utilização constante, até mesmo como meio de educar no sentido da preservação ambiental, considerando que a praça tem enormes arbustos.
O espaço da praça é um dos maiores entre todas as demais de toda a Regional Pampulha e comporta grande número de pessoas. Ele existe desde as primeiras construções habitacionais no Alípio de Melo, bairro que passou da Regional Noroeste para a Pampulha. Representantes do deputado estadual João Vitor Xavier estiveram presentes na reunião e anunciaram parte de uma verba de R$ 500 mil do governo do Estado para demais melhorias no bairro, especialmente para o programa de Academia a Céu Aberto.
Praça Paulo VI
Na mesma manhã em que esteve na Praça do Coreto, o secretário Osmando Pereira, acompanhado do secretário adjunto Farid Sales, esteve na Praça Paulo VI, também no Bairro Alípio de Melo, onde os feirantes reclamam do estado daquele espaço, bem como a presença de moradores de rua ocupando o local. As reivindicações para melhoria daquela praça foram feitas pela líder dos feirantes Valquíria Santana Abreu. Segundo Valquíria, a feira é tradicional nos finais de semana, mas passa pela dificuldade da falta de manutenção do local. Ela pediu maior segurança para a continuidade da feira que fica nas proximidades da sede da 18ª Cia. da PM.
Outra visita do secretário Osmando se deu ao CAC Serrano que fica em uma área onde os moradores têm uma série de oportunidade da prática de exercícios físicos e recreativos. O prédio local necessita de reparos no telhado para melhor servir aos moradores através das programações da Academia da Cidade. O secretário Osmando prometeu verificar as possibilidades de atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário