A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência Regional de Distrito Sanitário da Pampulha firmou com as 12 Unidades Básicas de Saúde da Regional Pampulha um contrato interno de gestão que visa melhorar os processos e serviços de saúde, além do planejamento e organização dos trabalhos desenvolvidos nestes Centros de Saúde. Os contratos receberam a chancela do secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira e as gerentes daquelas unidades na sexta-feira, dia 2, no auditório da Regional Pampulha.
"A assinatura do Contrato Interno de Gestão é o momento de marcar os pontos e carências de cada unidade básica de saúde para que possamos continuar a construção coletiva. Estamos fazendo um pacto amplo entre todos os profissionais da Rede SUS-BH. Esta é uma ferramenta de todos", disse o secretário Marcelo durante reunião com representantes de todas as unidades da Regional Pampulha. O secretário, também, ressaltou a importância do aprimoramento da atualização dos dados cadastrais dos usuários. "As informações dos usuários são de estrema importância para que possamos realizar um atendimento humanizado e com excelência", disse.
O processo de atualização de dados foi apontado como ponto importante em todos os 12 centros de saúde da Regional Pampulha. Outros pontos como a consolidação do comitê distrital de Vigilância em Saúde; a consolidação do projeto "Integração ACE/ACS no Território"; a ampliação da integração do Centro de Especialidades Médica (CEM) com as Unidades Básicas; a reestruturação física das unidades; e o alinhamento dos serviços oferecidos nos centros de saúde foram apontados como propostas e metas relevantes para o próximo ano.
Os contratos foram criados pelas gerências dos centros de saúde em conjunto com a gerência do Distrito Sanitário. "Este é um trabalho de mais de dois anos. Estou muito feliz de chegarmos até aqui. Espero que possamos aprimorar e avançar cada vez mais com as políticas do SUS-BH", disse Maristela Nascimento Silva.
O Distrito Sanitário Pampulha foi o quinto a ter os contratos internos de gestão assinados pelo secretário Marcelo Teixeira. Os demais distritos terão os contratos assinados até dia 8 deste mês.
Contrato Interno de Gestão
Os contratos internos de gestão são uma estratégia de contratações entre partes, de formação de redes de compromissos entre os trabalhadores e gestores do SUS dos diferentes níveis, unidades, equipes e usuários.
No SUS-BH, o instrumento de Contrato está contemplando as diretrizes que foram amplamente discutidos na série de oficinas de qualificação da Atenção Primária (indicadores de saúde/assistência e grandes eixos de reorganização da atenção e gestão) e agregando os projetos de qualificação do SUS pactuados entre Ministério da Saúde e Secretaria Municipal.
Os objetivos do CIG são: Qualificar os processos de trabalho na Unidades de Saúde; Promover discussões sobre as ações necessárias a partir da análise de indicadores e informações de cada território de saúde e estimular o trabalho em equipe através da construção coletiva de análises, metas e planos de ação, a serem acordados entre os atores do SUS.
A assinatura do Contrato de Gestão acontece anualmente. Essa é a primeira pactuação corresponde ao período compreendido entre a data de assinatura dos CIG e dezembro de 2012.
Ao receber o secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, o secretário regional da Pampulha, Osmando Pereira da Silva, destacou a importância de os funcionários firmarem o compromisso de servir cada vez melhor a comunidade. “Nossa saúde está bem servida de profissionais”, destacou. Na oportunidade, a psicóloga da Gerência de Atenção à Saúde da distrital da Pampulha, Vanessa Marçal Fileto, juntamente com o gerente de Vigilância Sanitária Eduardo Lobo, apresentaram uma esquete representando os usuários do SUS, agradecendo ao secretário Teixeira e aos trabalhadores das unidades pelo empenho nas oficinas de atenção à saúde nos 12 centros de Saúde da Pampulha. Cada gerente das unidades recebeu um vaso de flores, ofertados pela gerente distrital Pampulha, Maristela Nascimento Silva. Os Centros de Saúde da região da Pampulha são os seguintes: Confisco, Dom Orione , Jardim Alvorada, Ouro Preto, Padre Maia, Santa Amélia, Santa Rosa, Santa Terezinha, São Francisco e São José.