Aproximadamente 65 pessoas participaram da Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa na Pampulha realizada no dia 10 de junho no auditório da Secretaria Regional Pampulha e que teve como tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.
Jucilene Carneiro Moreira, gerente de Acolhimento Institucional para o Idoso e Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social, explicou aos participantes sobre cada um dos eixos de trabalho, ressaltando a importância de fazer propostas para a cidade como um todo: “Este é um momento especial e importante na discussão das políticas públicas voltadas para este público. Aqui o idoso tem voz e pode falar o que ele deseja que o município faça, definindo as ações que serão implantadas”, disse.
Os participantes foram divididos em quatro grupos de discussão para fazer a leitura dos textos, discutir os eixos de trabalho e fazer as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Municipal a ser realizada nos dias 19 e 20 de julho.
Os grupos puderam discutir sobre assuntos específicos. Entre eles, envelhecimento e políticas de estado: pactuar caminhos intersetoriais; pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos e, finalmente, diretrizes orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir, fiscalizar.
Para Arlete Soares, líder comunitária há mais de 30 anos, a reunião foi muito proveitosa. “Aproveitei para reivindicar junto com minhas amigas o passe municipal para aposentadas com mais de 60 anos, pois a mulher se aposenta com essa idade; reivindiquei, também, isenção de impostos para aposentados com renda até três salários mínimos”, disse. Arlete lembra que o poder público precisa estar atento à questão dos impostos pagos pelos aposentados com baixa renda e que o direito ao passe intermunicipal seria também uma conquista muito importante.
Elisamar Lisboa dos Santos, coordenadora dos grupos de convivência da Terceira idade da Pampulha, achou a participação muito boa : “a pré-conferência foi um espaço democrático que privilegiou os idosos com a participação de conselheiros, técnicos, gestores públicos e representantes de entidade; todos contribuíram na construção de proposições dos Eixos Temáticos e dos subtemas para avanços e conquistas na consolidação das políticas públicas para os idosos”, disse.
Ao final dos debates, foram eleitos 45 delegados, sendo 27 representantes da sociedade civil e 18 do poder público, que irão representar os idosos da Pampulha na Conferência Municipal em julho.