Com o objetivo de transmitir orientações de segurança no trabalho, a equipe técnica de Segurança do Trabalho promoveu um treinamento para 41 profissionais que atuam em diversos setores da Regional Pampulha.
O treinamento foi realizado no dia 23/03 para cantineiras, faxineiras e auxiliares de apoio à inclusão que trabalham na E.M. Santa Terezinha. Já no dia 30/03, foi a oportunidade para os profissionais do Centro de Saúde Padre Maia, entre eles, agentes de combate a endemias (ACE), auxiliares de saúde bucal (ASB), técnicos de saúde bucal (TSB), auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiro, assistente social e auxiliar de serviços gerais.
O conteúdo do treinamento envolveu conceito de Segurança do Trabalho e de Acidente de trabalho; Orientações de segurança; Obrigatoriedade da utilização, guarda e conservação de Equipamento de Proteção individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC); CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho. A única diferença de uma turma para a outra foi a Norma Reguladora 32 que trata sobre Segurança e Saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde ministrada exclusivamente para a equipe do Centro de Saúde Padre Maia.
Técnicas de Segurança do Trabalho, Vanessa Soares de Oliveira e Raquel Rocha de Moura explicaram que é importante conscientizar o servidor/ trabalhador, por meio de ações que promovam a formação de uma cultura preventiva e, consequentemente, contribuam para a diminuição dos acidentes de trabalho: “Precisamos despertar no trabalhador a responsabilidade de executar ações preventivas em seu ambiente laboral, a fim de evitar o adoecimento e os acidentes no trabalho, pois ele é o principal agente de promoção da sua saúde”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário