Com o objetivo de incentivar o resgate de valores cívicos na comunidade escolar, a Escola Municipal Dom Orione, localizada no bairro Ouro Preto, implementou, desde o início deste ano, o projeto institucional Momento Cívico na EMDO que, dentre outros atos, está criando o hábito de se executar o Hino Nacional em momentos como reuniões de pais, assembleias escolares, abertura de eventos e, mensalmente, com horários já agendados no calendário escolar.
Em sala de aula, os professores conscientizam os alunos sobre a postura correta ao ouvirem o hino nacional e a importância de respeitá-lo como símbolo da pátria, dando ênfase ao exercício da cidadania, ao respeito e à liberdade de expressão. Uma vez por mês, pela manhã, uma turma desce para o pátio com a professora para hastear a bandeira. As outras turmas permanecem em sala em posição de sentido, enquanto são tocados o hino nacional e o da escola. Assim, além de aprenderem a cantar o hino nacional, os estudantes compreendem também a importância do respeito à pátria e aos valores cívicos.
A Coordenadora pedagógica Danusa Campos acredita que, em pouco tempo, virão os resultados positivos desta prática: “É necessário resgatar em todo o povo brasileiro o amor e o respeito à pátria. Diante de tanta crise e desrespeito ao país por parte dos governantes, é urgente a necessidade de conquistar o espírito patriota do povo brasileiro”. Para a diretora Fátima Anselmo, o civismo é parte do ato de educar, por isso é preciso promover ações que incentivem esta prática: “Muito se fala da falta de civismo em nosso país. Este projeto é uma forma que pensamos coletivamente para ajudar a resgatar os valores cívicos em nossas crianças e adolescentes”, disse.