Com o tema “Segurança do trabalho”, funcionários da Escola Municipal Professora Alice Nacif e da UMEI Urca Confisco participaram, no dia 28/07, de uma capacitação com orientações relacionadas às atividades exercidas no ambiente de trabalho. A atividade aconteceu no auditório escola (Rua Expedicionário Paulo Souza, 721, Serrano) com a participação de 41 trabalhadores destas unidades de ensino, entre cantineiras, faxineiras, artífices, porteiros e monitores de apoio à inclusão.
Técnica em Segurança do Trabalho da Gerência de Engenharia e Segurança do Trabalho (GEESEG/GSST), Vanessa Soares falou sobre a importância e obrigatoriedade do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), noções básicas de ergonomia, conceito de acidente de trabalho e preenchimento do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT). “É preciso que o servidor/ trabalhador da PBH conheça os possíveis riscos originados dos processos de trabalho e receba orientações sobre a prevenção destes riscos para garantir a proteção de sua saúde e integridade física.”
Monitora de Apoio à Inclusão do Programa Escola Integrada, Márcia Suely aprovou o treinamento: “As informações apresentadas foram significativas, pois eu as desconhecia. As explicações da palestrante foram bastante relevantes”, disse.
O treinamento também foi realizado na Escola Municipal Henfil, Umeis Braúnas e Alaíde Lisboa e no Centro de Saúde Dom Orione para enfermeiros, odontologistas e médicos. Outras unidades da Pampulha já estão com treinamentos agendados. “Estamos realizando o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) em todas as unidades da Regional Pampulha. A partir dele, identificamos a necessidade de promover o treinamento. Nosso objetivo é conscientizar os trabalhadores sobre suas condições a fim de reduzir o número de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, bem como alcançar melhores condições de trabalho de acordo com as legislações vigentes”, explicou Vanessa.