terça-feira, 25 de agosto de 2015

Trabalhadores de escolas da Pampulha participam de capacitação sobre segurança do trabalho



Com o tema “Segurança do trabalho”, funcionários da Escola Municipal Professora Alice Nacif e da UMEI Urca Confisco participaram, no dia 28/07, de uma capacitação com orientações relacionadas às atividades exercidas no ambiente de trabalho. A atividade aconteceu no auditório escola (Rua Expedicionário Paulo Souza, 721, Serrano) com a participação de 41 trabalhadores destas unidades de ensino, entre cantineiras, faxineiras, artífices, porteiros e monitores de apoio à inclusão.

Técnica em Segurança do Trabalho da Gerência de Engenharia e Segurança do Trabalho (GEESEG/GSST), Vanessa Soares falou sobre a importância e obrigatoriedade do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), noções básicas de ergonomia, conceito de acidente de trabalho e preenchimento do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT). “É preciso que o servidor/ trabalhador da PBH conheça os possíveis riscos originados dos processos de trabalho e receba orientações sobre a prevenção destes riscos para garantir a proteção de sua saúde e integridade física.” 

Monitora de Apoio à Inclusão do Programa Escola Integrada, Márcia Suely aprovou o treinamento: “As informações apresentadas foram significativas, pois eu as desconhecia. As explicações da palestrante foram bastante relevantes”, disse.

O treinamento também foi realizado na Escola Municipal Henfil, Umeis Braúnas e Alaíde Lisboa e no Centro de Saúde Dom Orione para enfermeiros, odontologistas e médicos. Outras unidades da Pampulha já estão com treinamentos agendados. “Estamos realizando o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) em todas as unidades da Regional Pampulha. A partir dele, identificamos a necessidade de promover o treinamento. Nosso objetivo é conscientizar os trabalhadores sobre suas condições a fim de reduzir o número de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, bem como alcançar melhores condições de trabalho de acordo com as legislações vigentes”, explicou Vanessa.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha a Patrimônio Cultural da Humanidade é apresentada para moradores na região



O Conjunto Moderno da Pampulha está em processo de receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A Prefeitura de Belo Horizonte quer que cada cidadão tenha conhecimento do processo de candidatura e saiba dos impactos positivos com a obtenção deste título para a cidade.

Neste sentido, a Regional Pampulha juntamente com a Fundação Municipal de Cultura, organizaram duas reuniões públicas, realizadas nos dias 07 e 09/07, na Casa do Baile (Av. Otacílio Negrão de Lima, nº 751, Bandeirantes) para apresentar o processo da candidatura do Conjunto Moderno. Compareceram cerca de 90 pessoas, entre lideranças comunitárias, moradores da região e gestores da Regional Pampulha.

A apresentação foi feita pela Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, que mostrou o panorama de cada um dos cinco equipamentos que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha, as intervenções feitas pela PBH nos últimos anos, o processo da candidatura, entre outros aspectos importantes deste processo. “A apresentação tem o objetivo de demonstrar e esclarecer aos moradores de Belo Horizonte a importância deste Conjunto como Patrimônio Cultural e o seu valor excepcional universal. Só se preserva aquilo que se reconhece e valoriza, por isso é tão importante o envolvimento da sociedade neste processo. Antes de pertencer à humanidade, o Conjunto Moderno da Pampulha pertence aos habitantes de BH. Para que a Candidatura tenha legitimidade, ela deve ser abraçada e compreendida por todos”, disse.

Secretário de Administração Regional Municipal Pampulha, José Geraldo Prado falou sobre a repercussão positiva para BH com a obtenção do título: “Nossa cidade será projetada internacionalmente, impactando no crescimento do turismo e de outras áreas. É importante que todos se envolvam sendo apoiadores desta campanha.”

Mostra (Re)conhecer

Na oportunidade, os participantes apreciaram a mostra “(Re)conhecer - Conjunto Moderno da Pampulha” que traz intervenções de três significativos nomes contemporâneos do design e das artes visuais: Gustavo Greco, Marcílio Gazzinelli e Rogério Fernandes. Em suas obras, os artistas apresentam o processo de candidatura de forma leve e lúdica.